8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Orientação Educacional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Aprimoramento, Acompanhamento, Evasão

O projeto em questão foi proposto por duas professoras do curso de Design, a fim de detectar o baixo rendimento dos acadêmicos do curso, tanto no que se refere à nota como à frequência dos alunos em sala de aula. Tal ação se deu por meio do monitoramento dos diários das disciplinas do curso. Após a identficação dos alunos nas situações mencionadas, os mesmos foram abordados reservadamente no intuito de agendarmos uma conversa e assim verificarmos o motivo de seu baixo rendimento. Vale ressaltar que coube aos alunos a decisão por agendar ou não a conversa com as professoras. Além das entrevistas utilizou-se de questionário on-line para obtermos mais informações a respeito da vida pessoal e acadêmica dos alunos participantes. Com isso, em diversos casos evidenciou-se que as causas para o fraco desempenho no curso estavam relacionados a problemas e conflitos pessoais e/ou familiares. Nesses casos, os acadêmicos foram orientados a entrarem em contato com o Projeto de Orientação Psicológica da Univille, haja vista que a proposta do projeto era detectar deficiências relacionadas ao ensino-aprendizagem e não a questões psicológicas. As questões tratadas nas entrevistas foram registradas e por diversas vezes resolvidas, com sugestões de novos métodos de estudo e leitura, além de dicas de organização dos materiais e conteúdos. O projeto, além de ajudar os acadêmicos participantes em diversos aspectos, contribuiu para detectar fragilidades nas disciplinas e/ou curso de Design.

ISSN: 1808-1665