8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 14/05/2012 à 18/05/2012
A comunicação visual de estabelecimentos comerciais de Joinville: uma análise do ponto de vista do Design da Informação e da Ergonomia Cognitiva.
- Karla Pfeiffer, MSc, karlapfeiffer@gmail.com
- Fernanda Pozza da Costa, MSc, fepozza@gmail.com
- Alena Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Design da Informação, ergonomia cognitiva, poluição visual
Com a finalidade de chamar a atenção para seu respectivo estabelecimento, os comerciantes fazem uso de diversos elementos da comunicação visual. Faixas, cartazes, letreiros, luminosos, pinturas nas fachadas, enfim, artifícios que irão promover e destacar sua loja, mas ao analisar por outro viés, esses mesmos artifícios, além de comunicar, também irão contribuir com o caos visual no espaço urbano. Situação cada vez mais frequente nos grandes centros. Diante disso, o projeto compreendeu um estudo analítico da comunicação visual presente no centro comercial de Joinville. Para tal, tomou-se como base princípios da Ergonomia Visual e do Design da Informação. A pesquisa compreendeu as etapas de fundamentação teórica, elaboração do instrumento análitico e análise do conteúdo informacional das fachadas comerciais, cujos dados foram analisados qualitativamente. Os resultados levaram à identificação de pontos negativos e positivos da comunicação visual presente da amostra.
ISSN: 1808-1665