8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Mapeamento do perfil, da atuação profissional e empregabilidade dos alunos da geração Y matriculados nas Universidades da microrregião do Alto do Rio Negro

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Perfil e atuação profissional, Geração Y, Empregabilidade

O mundo dinâmico e a constante competitividade que emerge em diferentes áreas estabelecem novos perfis de relacionamento, gestão e trabalho para as organizações, solicitando-lhes uma visão mais sistêmica. O projeto de pesquisa em questão buscou realizar estudo para mapeamento do perfil, da atuação profissional e empregabilidade dos alunos da geração Y matriculados nas universidades da microrregião do Alto Rio Negro. O processo investigativo se baseou nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo direcionada aos acadêmicos do 1º e 2º anos de diferentes cursos de graduação destas universidades. Na percepção destes acadêmicos os quesitos mais valorizados pelo mercado de trabalho num profissional são o compromisso com as metas da empresa, atendimento às diretrizes da organização e ética nas atividades desenvolvidas. Ao buscarem uma profissão, os quesitos mais valorizados são as oportunidades de desenvolvimento profissional, a boa remuneração e receber reconhecimento explícito pelo bom trabalho desempenhado. Ao atuarem em determinada empresa identificam como variáveis mais importantes o plano de cargos e salários adotado pela organização e a estabilidade profissional. Quanto ao processo de aprendizagem, 25,33% considera que obtém maior êxito quando sabe para que está aprendendo e a aplicação do conhecimento, 15% tem melhor aproveitamento quando trabalha em grupos e 14,66% quando se identifica com as aulas que envolvem dinâmicas de grupos e atividades variadas. Quanto às metodologias e estratégias de aprendizagens, 20,66% afirma que as mais adequadas e proveitosas são as que utilizam conhecimentos em casos práticos, 14,66% quando pode interagir e dar contribuições, ajudando a construir seu processo de aprendizagem e 12,33 ouvindo. Ainda no âmbito da aprendizagem, quando solicitados a expressar sua visao quanto ao perfil de professores com que mais se identificam, 31,66% afirma que o mais importante é o domínio de conhecimento que revelam, 28,33% considera que aqueles que conseguem disciplinar a turma e estabelecer um bom clima de aprendizagem são os melhores e 14% se identificam com os que falam sua língua e são divertidos, apontando essas características como determinantes para favorecer sua aprendizagem. Os indicadores obtidos permitem análises significativas, as quais foram disponibilizadas às universidades participantes da pesquisa e podem subsidiar tomadas de decisão no âmbito da gestão e no âmbito pedagógico, no sentido de favorecer o desempenho dos acadêmicos pertencentes à geração Y, os quais muitas vezes desafiam os professores que com eles atuam; assim como potencializar a integração e manutenção da empregabilidade destes jovens no mercado de trabalho.

Apoio / Parcerias: UNC e UDESC

ISSN: 1808-1665