8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino médio da rede pública

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: competências, empreendedorismo, vivencial

A necessidade cada vez mais eminente do conhecimento, determinada pela sociedade atual, solicita das universidades um posicionamento mais dinâmico e estratégico. Sua atuação precisa estar alinhada às necessidades e demandas, instrumentalizando as pessoas ao enfrentamento dos desafios na atualidade. Dentre ações que podem ser priorizadas está a disseminação da cultura empreendedora tanto na universidade como em outros níveis educacionais. Nesse sentido, em 2011 foi aprovado para execução o projeto de extensão “Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino da rede pública” no campus São Bento do Sul, cujo objetivo era oferecer um programa vivencial visando a construção e o aperfeiçoamento do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino médio da rede pública por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, buscando subsidiá-los e instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho. Foram atendidos 200 alunos de duas escolas do município que participaram de três encontros nos quais foram trabalhados, por meio de diversas metodologias, mas principalmente as vivenciais, os conceitos acerca da temática proposta. Pode-se constatar no decorrer dos encontros realizados que os alunos envolvidos revelam vontade em participar e se motivam muito no desempenho das atividades – percebeu-se que anseiam por propostas diferenciadas e que possam aproximá-los do contexto profissional, assim como lhes favorecer reflexões sobre o seu perfil, fazendo com que se conheçam melhor e possam se identificar futuramente nas escolhas profissionais. Portanto, por meio da execução do projeto foi possível vivenciar o empreendedorismo como uma forma estratégica para a transformação das condições sociais e pessoais, permitindo a superação de um paradigma transmissivo, mobilizando para reflexões, a capacidade de inovar, de aprender a criar, de aprender a pensar, de assumir riscos inteligentemente, de agir com rapidez e eficiência para se adaptar às contínuas mudanças do mundo.

Apoio / Parcerias: 25ª GERED.

ISSN: 1808-1665