8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Educação inclusiva no ensino superior: um inventário das produções na última década.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação inclusiva, ensino superior, deficiências

Este estudo é um recorte da pesquisa intitulada “Educação Inclusiva no Ensino Superior: trabalho docente nos cursos de licenciatura da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.”, vinculada ao projeto de pesquisa PRIES junto ao Programa de Mestrado em Educação da Univille. Neste recorte realizou-se um levantamento das produções acadêmicas desenvolvida nos últimos dez anos com temática na inclusão da pessoas com deficiência no ensino superior. Visando identificar quais temáticas têm sido abordadas no âmbito da inclusão de alunos com deficiências no ensino superior no Brasil realizou-se, junto ao banco de teses da CAPES, uma busca por pesquisas realizadas entre os anos de 2001 a 2010. A busca pelas produções acadêmicas, a partir dos descritores: “inclusão no ensino superior”,“educação inclusiva no ensino superior”, “educação inclusiva” e “educação especial”, somaram um total de 1576 pesquisas, sendo 1289 dissertações e 287 teses defendidas nos programas de pós-graduação. A partir deste levantamento foram selecionadas apenas as pesquisas que investigaram o processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior, as dissertações e teses selecionadas foram distribuídas em três categorias: acesso e permanência; políticas nacionais e institucionais e trabalho e formação docente. A primeira categoria engloba estudos que abordaram, o acesso ao conhecimento e aprendizagem, acessibilidade arquitetônica, o atendimento, e serviços de apoio oferecido aos alunos com deficiência envolvendo tecnologias assistivas e materiais didático pedagógicos adaptados as necessidades. Na categoria “Políticas Nacionais e Institucionais”, enfatizam o estudo da legislação e sua aplicabilidade nas práticas inclusivas; e na categoria “Trabalho e Formação Docente”, contemplam investigações acerca das estratégias e flexibilizações utilizadas pelo docente no processo de ensino e aprendizagem, e como vem ocorrendo o trabalho docente a partir das orientações da política de inclusão e do processo de formação do profissional. Este inventário permite inferir que há muito que pesquisar acerca do movimento de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro, bem como, que há um distanciamento numérico significativo entre as categorias aqui apresentadas, apontando a necessidade de haver investigações de outros aspectos relevantes neste processo como a relação dialética entre a construção teórica do trabalho docente, a partir de uma proposta inclusiva, e a sua prática na sala de aula. Assim, acredita-se que as pesquisas possibilitarão a compreensão de como vem ocorrendo as práticas inclusivas nas universidades contribuindo na (re) construção e formação de novos saberes indispensáveis neste momento de mudança de paradigma.

ISSN: 1808-1665