8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Diretrizes Para a Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Aprendizagem Assíncrona, Design, Ergonomia Cognitiva

O presente estudo parte da premissa de que o processo de ensino aprendizagem precisa se ajustar (1) às novas possibilidades educacionais decorrentes da viabilidade legal de oferecer vinte por cento do conteúdo na modalidade semi-presencial; (2) às ferramentas tecnológicas hoje disponíveis e (3) às características de aprendizagem que estudantes desenvolvem pela intensa exposição tecnológica e pelo envolvimento em atividades próprias da área do Design. Esta investigação visa apresentar Diretrizes para um ambiente de aprendizagem baseada em ferramentas de comunicação assíncrona disponibilizadas nas comunidades virtuais de aprendizagem da ‘Instituição A’. As abordagens que fundamentam as diretrizes estão ancoradas nas áreas da educação e da ergonomia. O trabalho foi estruturado em quatro momentos. O primeiro constitui-se na fundamentação teórica. O segundo momento circunscreve o estudo de caso realizado no curso de Design da ‘Instituição A’. O terceiro momento constitui-se na análise de conteúdo das informações coletadas por meio da técnica Delphi. Por fim, a quarta etapa envolve a estruturação das diretrizes para a aprendizagem Assíncrona no Curso de Design da ‘Instituição A’.

ISSN: 1808-1665