8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Da Revitalização de Práticas Pedagógicas no Curso de Design à Configuração do Espaço Arquitetônico: Um Estudo de caso no Curso de Design da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ambiente, Design, Aprendizagem

O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, iniciado em 2011 na Universidade da Região de Joinville – Univille. O objetivo que orienta o estudo é identificar práticas e vivências experimentais adequadas à natureza criativa da área do design e à pedagogia do design, além de investigar configurações ambientais adequadas a estas práticas e vivências no curso de graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille) localizada em Joinville/SC. Para viabilizar a meta, foram estruturadas as seguintes etapas: (1) análise preliminar do modelo de ambiente de ensino e aprendizagem ‘sala de aula’ usada no curso de design da referida instituição, (2) levantamento de informações sobre a utilização da sala de aula conduzida por uma bolsista vinculada à pesquisa, (3) características associadas ao perfil dos estudantes de Design, (4) análise do Projeto Pedagógico das linhas de formação do curso de Design procurando extrair informações úteis a proposta de ambiente, (5) levantamento bibliográfico de teorias educacionais que se considerou adequadas ao objetivo a partir das análises anteriores; ou seja, teorias de aprendizagem significativa, colaborativa, por problemas e por projetos. Embora o estudo ainda encontre-se em fase de conclusão podemos destacar os seguintes resultados preliminares: o design é um processo interativo e envolve um alto grau de criatividade. As disciplinas que formam o corpo do curso e que fundamentam o aprendizado do processo de Design, na sua maioria, se desenvolvem neste ambiente tradicional. Observamos que o espaço influencia e facilita ou dificulta o pensamento criativo. Os estímulos visuais e a informalidade pode ser uma forma de propiciar um ambiente favorável à criatividade e à inovação. As paredes são também suportes para exposição do material de pesquisa e apresentação de trabalhos desenvolvidos em sala, os quais podem servir como estímulo para técnicas de criatividade como é o caso do brainstorming. A flexibilidade do espaço permite a adaptabilidade, a renovação para adequar-se as etapas do processo de design que certamente contribuem para a ambiência do espaço sala de aula. Este ambiente flexível, adaptável e mutante se encontra no espaço virtual e considerando que atualmente muitos alunos utilizam seus aparatos tecnológicos em sala de aula, seria pertinente imaginar que estes dois ambientes entrassem em sintonia.

ISSN: 1808-1665