17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

PROJETO DE UM PROTÓTIPO VEICULAR PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ECOVILLE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Projeto Ecoville, Eficiência Energética, Emissão de Poluentes CO2

A ameaça de esgotamento das reservas de combustíveis fósseis a pressão dos resultados econômicos e as preocupações ambientais levam-nos a encarar a eficiência energética como uma das soluções para equilibrar o modelo de consumo existente e para combater as alterações climáticas.

O trabalho descreve o desenvolvimento e as etapas da fabricação de um veículo (protótipo) Ecoville, projetado por acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica para ser mais eficiente e menos poluente. Uma das maneiras de avaliar a eficiência de um motor automotivo esta na quantidade de energia que o veículo proporciona com seu deslocamento.

O objetivo é participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética, que procura estimular as Universidades do Brasil, a desenvolver veículos mais eficientes, que percorram a maior distância possível com o menor gasto de combustível.

Assim acadêmicos, formaram uma equipe para desenvolver o projeto de um veículo, buscando um referencial teórico que lhes fornecesse suporte sobre equipamentos, materiais, tecnologias a serem testados e utilizados em um protótipo. Coube a equipe desenvolver várias pesquisas teóricas e praticas, buscando informações na literatura e em software especializados para aperfeiçoar o projeto e contribuir no desenvolvimento das práticas.

Componentes do sistema do veículo tais como: freio, motor, dirigibilidade, estabilidade e transmissão funcionaram de acordo com o esperado após os testes. Já em relação ao consumo houve necessidade de ajustes nos parâmetros do motor.

Na Maratona Universitária de Eficiência Energética realizada em julho do ano de 2012, o veículo atingiu a marca de aproximadamente cento e sessenta quilômetros por litro de gasolina.

Devido a problemas com os sistemas de baterias não foi possível melhorar a margem de consumo, nem completar as doze voltas exigidas na competição.

Contudo o veículo demonstrou ser viável, porém necessitaria de ajustes no motor e nos sistema de baterias.

É de fundamental importância entender a necessidade não só brasileira, mas mundial de desenvolver veículos mais eficientes e economicamente sustentáveis. Com o desenvolvimento desse protótipo, concluiu-se o quanto é necessário que as grandes montadoras invistam em tecnologias, que promovam maior eficiência na queima de combustíveis, obtendo melhor aproveitamento dos recursos de energias disponíveis. O desenvolvimento do projeto mostrou aos acadêmicos, que é preciso buscar parcerias nas indústrias. E que os resultados da pesquisa do projeto, possam motivar as montadoras a investir em tecnologias que promovam a proteção do meio ambiente mediante a criação de componentes e sistemas que reduzam o consumo de combustível.

Apoio / Parcerias: Motores Branco, Metalab Analise de Materiais, Knauf Isopor, Fast Parts, Steelnox, JS Serviços de Usinagem, J7s Impressão e Corte Industrial, Termocolantes, Ciser Parfusos e Porcas, KG Motos Joinville, Breithaupt, Turnes Bike Shop, Acrílicos Beta, Maxilock, Recuperadora São Carlos Pintura de Carros Antigos, D1-Pró,Centrustec, Bikeville, Sucaville.

ISSN: 1807-5754