17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

As patentes como objeto de estudo nos cursos de Engenharia da Univille - uma visão sobre a ótica dos professores

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patentes, Engenharia, Ensino-Aprendizagem

O projeto As patentes como objeto de pesquisa nos Cursos de Engenharia da Univille compõe uma parte dos estudos realizados pela Univille no sentido de inserir o contexto da inovação tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação. A inovação é colocação de um produto ou processo conceitualmente novo no mercado. Esse produto ou processo novo deve modificar o comportamento da sociedade em relação ao produto ou processo antes utilizado ou seja, são avanços tecnológicos que surgem de esforços conjuntos e de necessidades específicas identificadas com o tempo. Nesse contexto, as patentes parecem como documento de exposição de tecnologias mas, ao mesmo tempo, de sua proteção, pois quando se trata de processos tecnológicos e seus produtos, de parceria entre universidades e empresas para comercialização de novos produtos ou do uso de novos processos, há necessidade que se efetue o depósito do pedido de patente e se legitime o direito sobre o conhecimento desenvolvido. Porém, conforme Tamanine (2009) as patentes não são objeto de estudo e consulta nas Universidades, sendo este papel dominado pelos artigos científicos e livros. A autora defende que a patente, objeto de conhecimento, precisa ser valorizado como fonte de consulta permanente no meio acadêmico e como forma de publicação de resultados de pesquisa científica. Diante desse cenário, a proposta apresentada teve como objetivo identificar e analisar o conhecimento dos acadêmicos e dos professores dos cursos de Engenharia da Univille sobre pesquisa tecnológica em bancos de patentes e o uso de documento de patente como objeto de conhecimento na Universidade. O processo de coleta de dados via questionários e entrevistas ainda está em execução, mas a partir dos conhecimentos iniciais obtidos, o trabalho apresenta como resultado a obtenção de informações que permitirão subsidiar ações para: 1) otimizar o conhecimento sobre patentes como objeto de consulta bibliográfica nos trabalhos de pesquisa dos cursos de Engenharia da Univille; 2) dar a conhecer a produção de patentes enquanto documento de proteção do conhecimento essencial ao processo de inovação junto aos cursos de Engenharia. Como principal conclusão, entendeu-se que, com o trabalho realizado, se tem subsídios para que professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia da Univille possam utilizar-se dos documentos de patentes para que estes sejam incorporados às pesquisas de fundamentos teóricos para projetos desenvolvidos na Universidade e que, de fato, estes projetos se baseiem nas tecnologias mais recentes, avancem no conhecimento e possam produzir inovações na sociedade.

ISSN: 1807-5754