17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

ESTUDO DE CASO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR PLÁSTICO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Setor de plásticos, inovação, gestão da inovação

O objeto desta pesquisa é a inovação numa empresa do setor plásticos de Joinville. Tem como objetivo analisar o processo de inovação numa grande empresa do setor plástico da região. Trata-se de um estudo de caso. No primeiro momento realizou-se uma pesquisa bibliográfica para construir seu arcabouço conceitual, teórico e metodológico. Para a busca de dados empregou-se um questionário padrão, entrevista com os responsáveis pela inovação para complementar dados faltantes, além da observação direta e análise documental. Abordou-se a inovação de produtos, processos e os reflexos desses na gestão da inovação na empresa estudada. Sendo um dos setores econômicos que se destacam na área de inovação, o setor plástico, segundo dados da PINTEC (2008) teve aproximadamente 400 novas patentes. A empresa pode introduzir muitas mudanças em seus métodos de trabalho, usar os diferentes fatores de produção para melhorar seu desempenho, aumentar a competitividade e a produtividade e/ou desempenho comercial. Diversos sistemas analíticos podem ser usados para selecionar um subconjunto dessas mudanças em estudos, como exemplo: modificações relacionadas à difusão de tecnologias de informação, ou aquelas que envolvem investimentos intangíveis. (Manual de Oslo, 2005). Com o aumento da participação dos produtos plásticos no cotidiano, é visível a tendência mundial de maior consumo em virtude das características físicas propicias. A capacidade elevada de substituição de produtos tradicionais e a relação custo/beneficio favorável para uso industrial favoreceram a criação de diversos produtos que são utilizados crescentemente em uma infinidade de setores industriais. Os resultados apontam que a empresa é inovadora no segmento em que atua, predomina a inovação incremental e a liderança do custo como estratégia competitiva.

ISSN: 1807-5754