17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Condições de trabalho dos docentes do ensino fundamental sob a perspectiva da psicologia educacional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Condições de trabalho, Docência, Psicologia da Educação

Diversas mudanças no sistema de ensino e no contexto em que a educação esta inserida, fizeram com que as escolas se reorganizassem e se reestruturassem. Essas mudanças na organização escolar implicam no surgimento de novas funções e na reorganização de obrigações e tarefas que antes eram destinadas a tradicionais cargos e funções, mas que hoje, foram incorporadas ao trabalho docente (ASSUNÇÃO e OLIVEIRA, 2009). Todas estas mudanças, principalmente as que estão relacionadas ao papel do professor, refletem em sua prática de ensino e em sua saúde, tendo como resultado o absenteísmo, licença médica para tratamento de saúde, além de refletir na relação professor-aluno. Muitas são as fontes que geram o adoecimento ou mal-estar na atividade docente. Sendo assim, Zaragoza (1999) distingue duas categorias que influenciam para o adoecimento e mal-estar docente. Uma delas é derivada dos fatores primários que incidem diretamente sobre o professor, em sala de aula, gerando tensões que se associam a sentimentos e emoções negativas; e, a outra, são os fatores secundários constituído pelas condições ambientais e o contexto em que se exerce a atividade docente. Levando em consideração estes dois fatores, e suas implicações na atividade docente, é que se propôs esta pesquisa sobre a saúde dos professores. Espera-se que os dados resultantes desta investigação possam contribuir para a melhoria da condição docente. Assim, este projeto de pesquisa tem por objetivo conhecer as condições de trabalho, bem como possíveis fatores que levam à intensificação do trabalho dos professores do Ensino Fundamental, e a possível influencia na saúde deste profissional, tendo como perspectiva teórica a psicologia da educação. Pelos aportes teóricos da psicologia educacional, serão analisadas questões do instrumento de coleta de dados (questionários autoaplicavéis) da pesquisa do Mestrando Fernando de Lima “Condições de Trabalho dos Docentes do Ensino Fundamental”, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação. O referido Mestrando realizou sua pesquisa com 1302 professores efetivos (concursados), com mais de três anos na Rede Municipal de Ensino, dos anos finais do Ensino Fundamental, independente da sua formação inicial, idade ou sexo. Partindo dos dados trazidos nas questões, pretende-se conhecer como as condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental podem influenciar na saúde e qualidade de vida deste profissional, de forma que estas informações possam subsidiar políticas públicas de prevenção à saúde e qualidade de vida do professor, bem como contribuir com o campo de estudo da psicologia da educação.

ISSN: 1807-5754