17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Monitoramento de tecnologias em saúde

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Stent, Bariátrica, Artroplastia

Avaliação de tecnologia em saúde (ATS) é um processo contínuo de análise e síntese de benefícios e consequências do emprego de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos, utilizados na prestação de serviços de saúde, bem como a infra-estrutura e organização destes serviços. ATS tem como dimensões a eficácia, efetividade, segurança, eficiência e os impactos ético, social e organizacional.

O objetivo do projeto foi avaliar as indicações e os resultados clínicos do emprego dos implantes de stents coronarianos, próteses de quadril e joelho e das cirurgias bariátricas realizadas em pacientes de hospital privado de Joinville para oferecer subsídios técnicos sobre a adequação da incorporação, difusão ou desincoporação das tecnologias estudadas.

Estudo prospectivo tipo coorte. Foram elegíveis todos os pacientes internados no hospital para serem submetidos a implantes de stents coronarianos, próteses de quadril e joelho e às cirurgias bariátricas, no periodo de 2012. Após a assinatura de termo de consentimento informado, cada paciente teve seus dados clínicos e demográficos registrados. Após a alta hospitalar, foram realizadas visitas hospitalares ou domiciliares, seguidas de telemonitoramento telefônico para coleta de dados sobre os desfechos clínicos mais importantes. Os dados foram analisados no pacote estatístico STATA versão 11. Considera-se para negação da hipótese nula de não associação entre fatores de risco e desfechos erro tipo de 5%.

Este projeto, continuação dos realizados nos anos de 2010 e 2011, já incluiu até o momento dados de 238 pacientes com implantes de stents coronarianos, 82 de próteses de quadril, 41 de próteses de joelho e 227 submetidos a cirurgia bariátrica, totalizando 588 sujeitos de estudo em um período de três anos. Dos stents implantados, 63,5% foram metálicos e 36,5% foram revestidos com drogas. A idade media dos pacientes que receberam prótese de quadril foi 63 anos e a dos operados para colocação de prótese de joelho 65 anos; para ambas as cirurgias de colocação de prótese predominaram as mulheres, 64,6% para quadril e 80% para joelho; a doença primária mais prevalente foi a osteoartrose. Para os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, o índice de massa corpórea variou de 42,2kg/m2 para 29,8kg/m2, a ocorrência de diabetes caiu a ¼ da inicial e a de hipertensão arterial various de 47% para 7,2%.

Os dados indicam que as indicações clínicas para os procedimentos são em sua maioria adequadas e que os desfechos clínicos esperados estão sendo atingidos.

ISSN: 1807-5754