17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

O conhecimento que os professores de cinco escolas publicas Estaduais de Joinville-SC apresentam sobre o transtorno por deficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: ensino, professores, TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma alteração neurobiológica com caráter multifatorial que pode se manifestar de forma combinada (desatenção e hiperatividade), predominantemente desatento ou predominantemente hiperativo – impulsivo. Sua prevalência é estimada em torno de 3 a 5%, e entre os parentes das crianças afetadas é de 2 a 10 vezes maior do que na população geral. Uma vez que não existem achados físicos ou laboratoriais que diagnostiquem TDAH, é importante que os professores fiquem atentos aos sinais apresentados, necessitando para isso conhecer sobre o transtorno para agir de maneira apropriada com os casos diagnosticados positivamente. Desta forma, este trabalho está fazendo um levantamento a respeito do conhecimento que os professores de Escolas Publicas Estaduais de Joinville – SC, apresentam sobre o TDAH. Foram entregues aos professores um questionário com perguntas sobre o conhecimento que eles possuem sobre TDAH, as dificuldades que os mesmos apresentam no processo ensino-aprendizagem, e quais as maiores duvidas que eles encontram no seu dia a dia. Nas 5 escolas participantes, um total de 31 questionários foram preenchidos pelos professores que, após conhecerem os objetivos da pesquisa, aceitaram participar da mesma assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em 16 dos questionários os professores relataram não conhecer claramente os principais aspectos do TDAH. Estes profissionais informaram que suas maiores dificuldades residem em saber lidar com o desinteresse, com a falta de socialização, com a agressividade apresentada por algumas crianças e com o baixo rendimento de seus alunos. Fica claro que os professores almejam melhorar o desempenho acadêmico e social destes alunos, solicitando conhecer a respeito dos aspectos comportamentais, psicológicos e de manejo em sala de aula. Estes professores foram instrumentalizados, através de palestra sobre as suas principais reinvindicações e tiveram suas dúvidas esclarecidas uma vez que, é através do conhecimento sobre todos os aspectos que permeiam este transtorno que os profissionais da educação poderão auxiliar estas crianças, a fim de que se estabeleça um melhor desempenho socio-psico-educacional.

ISSN: 1807-5754