17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

O uso de diários de leitura em escolas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: literatura, educação, docência

O projeto “Diários de Leitura: Um Incentivo à Prática Leitora e de Escrita” partiu de reflexões sobre a necessidade de um espaço que promovesse a leitura e a escrita dos sujeitos-alunos, não dirigida exclusivamente às respostas sobre estrutura das obras, mas para um aprimoramento da leitura do literário. Muitas vezes as leituras são desviadas do foco analítico do texto para servir somente para discussões gramaticais. O fomento de uma prática de leitura e de escrita é uma forma de promover a conscientização de leitores acerca da leitura crítica, ampliando sua visão de mundo. O objetivo do projeto é, portanto, possibilitar aos indivíduos leitores a possibilidade de promover uma escrita livre, intimista, na forma de diários de leitura, tendo por base ações leitoras. A escrita em diários nas salas de aula permite ao sujeito como aluno experimentar escritas, uma vez que não está atado a normas rígidas de construção de texto, assim promove um diálogo consigo. Conforme Machado (2010), a autoria de diários de leitura posiciona, o narrador em diálogo com a realidade. Assim, o gênero, diário de leitura, promove uma interação de experimentação de leitura fazendo esse leitor partilhar de espaços íntimos do autor. O projeto está sendo desenvolvido em seis encontros na escola estadual Osvaldo Aranha, no município de Joinville, Santa Catarina,com um grupo de 22 alunos do nono ano. Em cada sessão,é selecionado um texto de gênero conto. A atividade inicia com uma leitura preparada pelo pesquisador, seguida de uma breve discussão mediada, como forma de orientar os sujeitos-alunos sem contudo, induzi-los à reprodução ou paráfrases textuais. Em cadernos destinados aos encontros, estudantes anotam suas impressões sobre cada conto lido nas sessões, após uma discussão mediada. As respostas registradas em diários, denominados "Diários de Leitura" demonstram graus diversos de leitura do grupo, do nível literal ao crítico, tanto registrando detalhes superficiais na escrita diarista como o enredo do texto, assim como opinando sobre os contos, expondo opiniões pessoais e realizando críticas positivas ou negativas. Os diários de leitura, portanto, viabilizam registros escritos das leituras partilhadas , estabelecendo assim, um movimento circular entre leitura e escrita reafirmando conceitos de que a prática leitora não é dissociada da prática da escrita, viabilizando um pacto de intimidade entre leitor e autor, tornando o leitor um co autor que se apropria e reconstrói a palavra numa dimensão mais humana.

Apoio / Parcerias: Escola de Ensino Básico Osvaldo Aranha

ISSN: 1807-5754