17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Trajetórias de letramento na formação inicial de acadêmicos do curso de letras

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: acadêmicos, práticas de leitura e escrita, experiências de leitura e escrita

O objetivo do presente artigo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa intitulada "Trajetórias de letramento na formação inicial de acadêmicos do curso de Letras", realizada com acadêmicos do curso de Letras da Univille, a respeito de suas práticas de leitura e escrita. Foram 31 participantes, estudantes do 1º ano do Curso de Letras, os quais responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Neste artigo serão apresentados os dados referentes a cinco questões, as quais são voltadas para as experiências de leitura e escrita e as dificuldades originadas destas duas habilidades linguísticas. Os resultados revelaram que os acadêmicos preferem escrever manifestações de um estilo próprio, como poesias, crônicas e pensamentos, sendo que cerca de 20% dos entrevistados não demonstraram interesse por esta prática. Em relação às dificuldades durante a escrita, as questões gramatical e estrutural de um texto, como a acentuação, organização e conclusão de ideias, prevaleceram entre a maioria dos acadêmicos. Sobre as experiências com a leitura, romance e ficção se destacaram como preferência de leitura e em casa, no ônibus, antes de dormir e no tempo livre foram as principais respostas apontadas pelos acadêmicos para quando a leitura costuma ser praticada.

ISSN: 1807-5754