17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Educação ambiental e sensibilização para desvelar as representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental: uma contribuição para o processo educativo

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural

Os Projetos EduCA - ESENSI vêm trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) em Joinville (SC). Em 2012, com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas seis escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórica ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural. Esses temas foram trabalhados de diversas formas, variando entre as lúdicas e as pedagógicas. Enfim, buscou-se perceber a representação que as questões base do estudo têm para as crianças. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa – pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Nesse sentido, foi importante o uso do caderno de campo, que permitiu o detalhamento das ações, ou seja a antropologia do desenvolvimento da pesquisa. Para o levantamento de informações, aplicou-se um questionário às crianças. O mesmo questionário foi aplicado no início das atividades da pesquisa e novamente no final das ações de conhecimento, com vistas à uma análise comparativa sobre o entendimento das questões trabalhadas em todas as atividades executadas durante o ano. Ainda, realizaram-se palestras com apresentações de figuras referentes aos assuntos tratados (em powerpoint), e para reforço, realizaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos), chamados de “jogos ambientais” e “jogos patrimoniais”, com a participação das crianças e dos Bolsistas do projeto. Esses jogos foram momentos de congraçamento nas escolas, além de terem sido considerados “revisão” do conhecimento trabalhado. Nessas ações, percebeu-se o quanto a pesquisa foi importante e produtiva para as escolas e comunidades. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais e nas próprias expressões, são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. E o ponto alto desses resultados foi a última ação aplicada (e que foi decorrente das sugestões das próprias crianças): a montagem de uma vermicomposteira em cada uma das escolas, com a participação das crianças e dos professores, sendo que também foram-lhes repassadas todas as orientações para a manutenção posterior.

Apoio / Parcerias: PIBIC/CNPq-Univille

ISSN: 1807-5754