17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

A produção de artigos científicos pelos professores da Univille campus São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: artigo-científico, docentes, produção textual

O projeto de pesquisa Gêneros Acadêmicos: a criação de materiais orientativos sobre a leitura e produção de textos na Universidade tem por escopo, a partir da análise do gênero acadêmico-artigo científico, publicado pelos professores da Univille campus São Bento do Sul, desenvolver material didático de consulta ao aluno, professor e comunidade para a elaboração de artigos científicos. Observa-se a necessidade de ampliar a produção de artigo científico pelos docentes e incentivar os alunos a produzirem tal gênero, por isso a importância de criar ferramenta de orientação para essa tarefa. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, primeiramente, procuramos identificar os professores que possuem produção de artigos científicos publicados em anais, revistas, revistas virtuais, etc., isto é, que já publicaram esse gênero. Essa etapa da pesquisa se deu pelo contato direto e por e-mail com os professores do Campus São Bento, leitura dos currículos Lattes cadastrados na Plataforma Lattes e visita à área de Assuntos Docentes da Univille em Joinville. Como segunda etapa, realizamos coleta de um artigo, pelo menos, publicados pelos professores, com a intenção de analisar a dimensão verbal explorada na textualização do gênero. Como terceira etapa, realizamos pesquisa bibliográfica para coletar livros, artigos, dissertações, teses etc., que tratassem sobre o gênero acadêmico artigo científico, suas características e orientações para a leitura e produção textual. Como resultado, obtivemos dados de que a produção científica pelos professores ainda é restrita, que a dimensão verbal utilizada segue estruturas estabilizadas na esfera acadêmica. Ainda sobre os resultados da pesquisa bibliográfica, constata-se que a publicação sobre o tema envolve principalmente características estruturais, textuais dos artigos científicos, explorando preferencialmente a dimensão verbal do gênero e poucas exploram a sua dimensão social. Acredita-se que a partir do trabalho a ser realizado, haverá possibilidade de constribuir mais diretamente para o exercício profissional do docente universitário, que exige não só atuação de qualidade em sala de aula para que auxilie seu aluno a produzir gêneros de divulgação científica, mas também na suas próprias atividades de pesquisa e de extensão que, por sua vez, precisam gerar divulgação científica de qualidade.

Apoio / Parcerias: Assuntos Docentes e professores da Univille

ISSN: 1807-5754