17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

“Instrumentalização para professores da rede publica estadual de ensino em Joinville –SC acerca do Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Desatenção, Hiperatividade, Docência

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma alteração neurobiológica que, assim como outras tantas alterações, pode trazer dificuldades de aprendizagem ao seu portador. As dificuldades de aprendizagem são temas bastante discutidos por pais, psicólogos e educadores, e esse fenômeno tem sido alvo de investigações, tanto de suas possíveis causas quanto de soluções. Desta forma, o presente trabalho teve em um dos seus objetivos a realização de palestra sobre o TDAH, visando instrumentalizar professores do ensino fundamental e médio a respeito deste transtorno e confecção de apostila sobre o manejo que os profissionais da educação, principalmente professores, possam aplicar durante o ano letivo com a finalidade de melhorar a relação professor/aluno. A palestra foi realizada em julho, com a participação de cinco escolas da rede estadual de ensino de Joinville, SC. Conforme gerência de educação, estas escolas possuíam alunos com diagnóstico de TDAH. De um total de 120 professores lotados nestas escolas, 110 participaram da palestra realizada nas dependências da UNIVILLE. Após a palestra sobre vários aspectos do TDAH, foram esclarecidas as dúvidas, apresentadas pelos professores, no convívio com estes alunos e ficou claro a resistência por parte de alguns profissionais da educação em adequar sua forma de trabalho com as formas de manejo sugeridas pelo grupo. Constatou-se, a partir dessas informações, que o olhar sobre a criança com transtorno é ainda restrita no âmbito escolar, em que crianças com transtornos causam desconforto aos educadores, e para muitos ainda são vistas como “crianças problema” e, para que se tenha uma visão crítica em torno da criança com TDAH e qualquer outra queixa escolar, é preciso, em primeiro lugar, ter a ideia que o processo de ensino aprendizagem é um processo dialético entre o aluno e o professor, não culpabilizando a criança por não aprender, mas alternando a forma de ensinar a fim de auxilia-las no estabelecimento de um melhor desempenho acadêmico.

ISSN: 1807-5754