17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

O perfil do acadêmico de último ano dos cursos de licenciatura da univille

Palavras-chave: perfil, acadêmico , licenciatura

A constituição da identidade do professor, desde a escolha da profissão à formação acadêmica, está relacionada a diversos aspectos pessoais e sócio-históricos. Segundo Gatti (1996) no artigo Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade, a maioria dos professores são mulheres que provêm das camadas mais baixas, tentando ascensão social pela instrução e buscando sobrevivência e afirmação social. Esta proposta de investigação tem como objetivo analisar o perfil do acadêmico do último ano dos Cursos de Licenciatura da Univille e a expectativa dos respondentes em relação ao exercício da docência. Os cursos de licenciatura pesquisados foram: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Esta investigação está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “O movimento de constituição identitária do acadêmico de licenciatura da Univille, considerando a proposta de integração dos cursos”, portanto foram utilizadas as respostas das cinco perguntas iniciais do questionário elaborado no projeto ao qual está vinculada esta investigação. As perguntas estão relacionadas à identificação dos respondentes como curso, idade e sexo, além da experiência na docência. Após aplicação dos questionários, as respostas foram tabuladas separadamente por curso. Num segundo momento, os dados de cada curso foram agrupados com objetivo de relacionar e identificar uma tendência dos aspectos que caracterizam o licenciando dos últimos anos. Foram aplicados 158 questionários, sendo que 103 alunos responderam. A maioria dos respondentes são mulheres entre 20 e 25 anos, o que confirma a tendência feminina pela procura como profissão. Para Gatti (1996), esta escolha está relacionada ao estereótipo da mulher como cuidadora. A faixa etária também demonstra que há uma reposta da população às políticas governamentais de incentivo ao ingresso no ensino superior nessa idade.

ISSN: 1807-5754