17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Jogo ambiental para a sensibilização e educação dinâmica e interativa de jovens e adultos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Design Social, Educação ambiental, Sustentabilidade

Nos últimos anos a sustentabilidade é um tema presente nas mais diversas áreas e atividades, inclusive em ações cotidianas relacionadas aos ambientes profissionais, educativos ou domésticos. Visto que a sustentabilidade não é fácil de ser definida ou aplicada, há necessidade de projetos que fortaleçam e divulguem sua importância. Desde as primeiras séries educacionais os indivíduos já recebem informações sobre a necessidade de serem cidadãos responsáveis, atentando para a sustentabilidade do planeta. Dessa maneira, constitui-se desde cedo uma geração apta a auxiliar no crescimento econômico saudável, sem com isso, prejudicar o meio ambiente e a sociedade. A atual forma de ensinar os jovens e adultos sobre práticas sustentáveis ocorre por meio de palestras. Optou-se nesse projeto pelo desenvolvimento de um jogo ambiental que, aliado as tradicionais palestras, pudesse alcançar melhores resultados de sensibilização e educação ambiental. Para tanto, o projeto teve por finalidade a criação de um jogo ambiental, especificamente de tabuleiro, dinâmico e interativo, com perguntas e respostas, para ser utilizado como estratégia para a educação ambiental de jovens e adultos de instituições de ensino público e privado da região de Joinville. Assim, pôde-se além de educação dinâmica e interativa, prover entretenimento, tornando o tema mais agradável e conseqüentemente, facilitando sua fixação. Para isso, a pesquisa foi dividida em cinco etapas. Na primeira foi desenvolvida a fundamentação teórica por meio de pesquisas bibliográficas em fontes relacionadas ao design social e ambiental. A segunda etapa compreendeu a construção do jogo, que foi realizada tendo como base uma metodologia projetual. Foram analisadas as variáveis de público-alvo; concorrentes; tendências e estilos; linguagem visual; ergonomia; materiais e tecnologia. Após a conceituação a alternativa final foi escolhida, analisada e testada. Na terceira fase foram selecionados cinco grupos focos para aplicação do jogo ambiental, sendo eles jovens e adultos de escola pública e particular. A quarta fase compreendeu essa aplicação. Na quinta fase, ainda não concluída, os dados obtidos através de pesquisa serão analisados de maneira qualitativa e quantitativa a fim de obter um comparativo entre o jogo e as estratégias tradicionais de sensibilização. Abordando o tema de sustentabilidade de maneira criativa, pretende-se aumentar a sensibilização entre jovens e adultos, de forma que o jogo possa ser utilizado nas rotinas de educação ambiental da comunidade interna da Univille, além dos visitantes na semana da comunidade ou como uma das ações do programa Visite (programa de extensão que atende aos visitantes da universidade).

ISSN: 1807-5754