17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

A crise dos valores na pós-modernidade e o resgate dos vínculos familiares: uma análise a partir da realidade dos internos em comunidades terapêuticas.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: valores familiares, dependência química, casa de recuperação

O presente trabalho é amparado pela pretensão de proporcionar uma reflexão e pesquisa humanística, que ressaltem valores intangíveis, imateriais da cultura, os quais são os valores éticos na construção da identidade cultural, despertando na sociedade a responsabilidade de serem agentes de mudanças por meio do breve resultado apresentado. O foco das investigações está sendo o conceituado Centro de recuperação Nova Esperança (CERENE), unidade São Bento do Sul em Santa Catarina, que é detentor de vários prêmios nacionais. Seus internos, na grande maioria são adultos, começaram a ingerir substâncias psicoativas na adolescência e juventude.

O presente projeto de pesquisa de modo geral, será coordenado por um pesquisador com a participação de um aluno, sendo este da graduação em Ciências Jurídicas. Sob orientação do pesquisador, buscou-se coletar a maior quantidade de dados possíveis. Assim, este projeto se caracteriza como sendo uma pesquisa pura, exploratória, de campo, quali-quantitativa. Em um primeiro momento, aprofunda a revisão bibliográfica e a pesquisa se concentrará na construção teórica-metodológica, abordando a questão dos bens imateriais, especialmente dos valores, da ética e das metanarrativas na pós-modernidade.

O objetivo é conhecer com profundidade o pensamento contemporâneo e verificar a relação entre a desestruturação dos valores familiares e a dependência química em internos de casas de recuperação; realizar o levantamento sobre a realidade familiar na pós-modernidade, a partir de uma construção teórica consistente; propor redimensionamentos de prevenção e combate à dependência de substâncias psicoativas, a partir do estudo da unidade do CERENE e delinear princípios de atuação na proteção à dignidade humana e à sua autonomia no diálogo teórico com a LOAS;

De acordo com as estatísticas, o processo de drogadição juvenil é uma forma de romper com a construção coletiva e com a objetivação do convívio humano. No decorrer das conversas com os internos foi possível notar uma espécie de “revolta” no período da drogadição. Conforme os demonstração nos gráficos, é possível observar que grande parte dos internos é dependente ou já experimentou substâncias psicoativas.

Foi investigado, o uso de drogas lícitas, bem como as ilícitas enquanto metanarrativa da pós-modernidade, que assume lugar das metanarrativas éticas e políticas e também seu potencial destruidor do patrimônio tangível e intangível, material e imaterial por meio das várias formas de violência, que, por sua vez, se transformam em expressões culturais.

Apoio / Parcerias: Centro de Recuperação Nova Esperança - CERENE.

ISSN: 1807-5754