17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Formação Acadêmico-Profissional nos Cursos de Administração da Microrregião do Alto do Rio Negro: uma análise do processo formativo desenvolvido pelas universidades em comparação às demandas do mercado

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Processo de Formação, Instituições de Ensino

O constante desenvolvimento do mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais que nele atuam cada vez mais qualificação e aperfeiçoamento, envolvendo nesse processo a inserção nas profissões por meio dos cursos de graduação, os quais abrangem disciplinas vivenciais e experiências que aproximam às tomadas de decisões do dia-a-dia. Assim, o acadêmico de Administração busca em seu curso, através dos componentes curriculares estabelecidos pelas instituições, uma realidade convergente ao contexto das empresas, vivenciando experiências semelhantes as que lhe aguardam no mercado profissional. Além disso, o acadêmico que opta por esta formação procura construir-se como um profissional apto e capacitado para compreender e visualizar o mundo atual, ingressando no mercado de trabalho sustentado no aprendizado adquirido no curso, e pretendendo administrar uma empresa conforme o mercado exige. Com isso, dando continuidade a pesquisa realizada no ano de 2011, constatou-se que o acadêmico de Administração busca em seu curso, por meio dos componentes curriculares, uma realidade convergente ao contexto das empresas. Detectou também que, na percepção das empresas da região, as expectativas em relação aos egressos do curso são que os mesmos venham preparados para sua atuação profissional, com a capacidade de desenvolver competências semelhantes às vivencias atuais dentro das organizações. Com isso, deu-se ênfase na proposta para 2012 à análise do processo formativo desenvolvido pelas universidades da região. Para análise considerou-se principalmente informações relacionadas à matriz curricular e atividades diferenciadas oferecidas pelos cursos de Administração situados na Microrregião do Alto Rio Negro/SC. A proposta desta pesquisa foi de investigar, com base na percepção dos gestores/chefes de departamento dos referidos cursos, os aspectos convergentes e as relações entre os cursos de graduação de Administração da região, focando em suas matrizes curriculares e atividades diferenciadas que venham a interferir no processo de formação dos acadêmicos e analisando principalmente seus posicionamentos estratégicos frente ao processo de formação de administradores de empresa para o mercado atual. Com base nestas análises, os gestores em sua maioria expressam que buscam interferir no processo de formação de seus acadêmicos oferecendo atividades diferenciadas, tais como palestras, informações atualizadas sobre o mercado atual, principalmente com exemplo de empresas modelo da região (e do mundo), além de buscarem atentar aos indicadores de satisfação dos acadêmicos, no que diz respeito a seu processo de formação. Seu foco reside principalmente no investimento direcionado à formação dos professores e no monitoramento do desempenho/aproveitamento dos acadêmicos.

ISSN: 1807-5754