17° Seminário de Iniciação Científica

De 15/10/2012 à 19/10/2012

Design de superfície na moda para a sustentabilidade da ONG Abrigo Animal de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: design de superfície, design de moda, sustentabilidade social

A natureza não lucrativa das Entidades de Interesse Social (EIS) pode comprometer o potencial dos seus produtos promocionais para difundir suas causas sociais. Diante disso, esta pesquisa sugere uma abordagem de design de superfície em produtos de moda que contribua para a sustentabilidade financeira da ONG Abrigo Animal de Joinville. A moda foi escolhida, porque tem sido percebida como efêmera e fútil, desprezando-se o significado simbólico e cultural do vestuário; e o design de superfície, por seu apelo estético e seu potencial emocional (PEZZINI et al, 2012). A primeira etapa desta pesquisa visou a constituir bases teóricas, através de uma revisão bibliográfica que estabeleceu relações conceituais entre os termos design de moda, emotional branding, design afetivo, design de superfície, estamparia, design social, campanhas sociais e marketing social. A segunda etapa focou na análise dos produtos de grupos similares, os pontos fracos e fortes de seus produtos de campanha, em termos de design e potencial mercadológico. Para isso, foram realizados os procedimentos análise sincrônica (verificação dos materiais existentes atualmente no mercado à disposição dos consumidores, através dos sites das principais ONGs de proteção animal localizada nos estados do sul do Brasil); análise FFOA (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que auxiliam na sistematização e verificação da posição estratégica do projeto); e matriz GUT (priorização dos problemas levantados, questionando sua gravidade, urgência e tendência de desvio) (BAXTER, 2008). No decorrer da análise sincrônica, constatou-se uma generalização dos produtos como camisetas e chaveiros, além da não padronização das modelagens, a comercialização de produtos confeccionados artesanalmente não sendo adequada a um projeto com foco em design e na produção seriada. Na terceira etapa, serão realizados entrevistas semi estruturadas com atores da entidade alvo, o que consiste em um diálogo livre, iniciado com um pequeno grupo de perguntas abertas (MORAES e MONT’ALVÃO, 2008); e questionários online com o público alvo dos produtos de moda, o que consiste em um formulário de perguntas disponibilizadas na Internet (via e-mail ou em um site) com cerca de 70 a 100 pessoas escolhidas de acordo com o perfil desejável para a pesquisa (PREECE et al, 2005). Na quarta etapa, será desenvolvida a coleção, através de geração de alternativas de patterns e looks. Por fim, na quinta etapa, será realizada a produção da mini coleção de moda para a entidade Abrigo Animal de Joinville.

Apoio / Parcerias: PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Graduação) individual, financiado pelo CNPq

ISSN: 1807-5754