9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

INCLUSÃO DE UM ALUNO COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO REGULAR

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Inclusão, Síndrome de Down, Educação Física

Introdução: A Síndrome de Down é ocasionada por um problema genético conhecido por trissomia do cromossomo 21. A incidência é de 1 para cada 700 nascimentos. As pessoas com Síndrome de Down apresentam além de características físicas próprias e problemas fisiológicos, dificuldades de adaptação social rápida, tanto quanto a novas situações e ambientes; atraso no desenvolvimento mental e motor e crescimento físico lento. Este estudo teve por objetivo incluir um aluno com Síndrome de Down nas aulas de educação física do ensino regular e relatar os resultados. Metodologia: O grupo estudado por meio da pesquisa ação foi composto por 26 alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, com idade variando entre 6 e 7 anos, sendo 11 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, dos quais um escolar do sexo masculino possui Síndrome de Down. O instrumento adotado foi à observação direta com registros em formulário específico. As ações de inclusão ocorreram nas aulas de educação física, que aconteciam três vezes por semana. Resultados: Após um período de quatro meses, os resultados demonstraram que a relação entre o escolar com Síndrome de Down, os colegas de turma, a professora de classe e as pessoas que estão a sua volta no ambiente escolar mudaram de forma considerável. Esse estudo demonstrou que a pessoa com Síndrome de Down tem capacidade como qualquer outra de aprender, porém em ritmo mais lento, e as aulas de Educação Física para escolares com esta deficiência não se diferenciam em seus conteúdos, mas na metodologia e formas de organização, para que propiciem ao aluno, estímulos e oportunidades para se desenvolverem de forma plena. Durante o estudo foi possível constatar que ainda falta preparação ou treinamento específico para professores, pois inicialmente a maior dificuldade foi o diálogo com a professora de classe que visivelmente não aceitava este escolar na sua sala. Durante o processo foi possível identificar que essa não aceitação estava relacionada ao medo e desconhecimento, o que foi sendo superado no processo, com diálogo e esclarecimentos. Conclusão: Conclui-se que a inclusão de alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física é possível e viável desde que haja um esforço coletivo entre todos os sujeitos envolvidos: educadores, escolares e família.

ISSN: 1808-1665