9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

O INGRESSO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E A COBRANÇA DE LAUDO: COMO ESTA AÇÃO IMPACTOU NA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVILLE?

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inclusão, Ensino Superior, Laudo Técnio

Desde 2009 a UNIVILLE intensificou ações tornando o ensino superior cada vez mais inclusivo. Dentre estas ações citamos o PROINES-Projeto de apoio a inclusão de alunos com necessidades especiais e PAP-Projeto de apoio pedagógico, ambos voltam-se ao desenvolvimento de ações capazes de atender as necessidades de acadêmicos considerados com necessidades especiais. As ações envolvem atendimento e orientações junto aos acadêmicos, reuniões entre pais/responsáveis, professores e chefias de departamento, tutores/monitores para auxiliar nas atividades acadêmicas, bem como ações voltadas a acessibilidade arquitetônica, atitudinal e ao conhecimento. A dificuldade em identificar, estes estudantes principalmente logo após a matrícula fez com que a partir do 1º semestre de 2013 a UNIVILLE passasse solicitar a entrega de um laudo atestando as limitações do estudante tanto para os iniciantes como os veteranos. Julgou-se tal procedimento necessário e importante pelo fato de antecipar os procedimentos antes mesmo de o acadêmico ingressar em sala de aula. A partir deste fato as pergunta que pretendemos responder por meio deste trabalho são: como os estudantes reagiram a esta inovação?, Qual o número total de acadêmicos matriculados, no primeiro semestre de 2013, que podem ser considerados como alunos com necessidades especiais?, Quantos destes estão sendo atendidos pelos projetos PROINES e PAP?. Vale ressaltar que o acadêmico ao relatar que apresentava uma necessidade especial, no ato da matrícula, era encaminhado à equipe do PROINES ou PAP onde se dava o primeiro diálogo para as devidas apresentações e registro das necessidades do aluno, finalizando assim o processo de matrícula. As matrículas no 1º semestre de 2013 apontaram um total de 67 acadêmicos que se auto declararam com alguma necessidade especial, deste total apenas 1 não entregou laudo, demonstrando que houve aceitação e compreensão acerca da importância deste no processo de inclusão. O cruzamento de informações obtidas junto a Central de Atendimento Acadêmico, PROINES e PAP revelam que dos 66 acadêmicos 15 foram atendidos pelo PAP envolvendo atendimento psicológico, pedagógico e orientações junto a pais e professores. Pelo PROINES foram registrados 14 alunos que demandaram atendimentos que envolveram encaminhamento ao serviço de tutoria, orientações junto aos pais, professores e demais colegas de sala, acessibilidade arquitetônica, produção de material acadêmico acessível para acadêmicos cegos. Diante destes números podemos dizer que a entrega do laudo favoreceu na realização de ações inclusivas num curto espaço de tempo e adequadas as necessidades dos acadêmicos.

ISSN: 1808-1665