9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

A vivência dos acadêmicos de Farmácia na área das Análises Clínicas (AFAC): Uma experiência discente compartilhando conhecimento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino, Análises Clínicas, Aprendizagem

O projeto AFAC vem de encontro com a proposta do Projeto Político Pedagógico do curso de Farmácia, onde o acadêmico pode construir o seu próprio saber, a partir da prática, buscar a apropriação e a produção de conhecimento capaz de modificar sua atuação social. A ação educativa pode contribuir para a percepção crítica e reflexiva, conduzindo-o à construção social e transformadora, num processo coletivo permanente, que envolve a formação de cidadãos. Objetivo: a inserção de acadêmicos do curso de Farmácia na área das Análises Clínicas, compartilhando o conhecimento e a vivência de todos os procedimentos aplicados na rotina da central de exames do Ghanem laboratório. Método: 10 alunos foram inseridos na rotina do laboratório de análises clínicas realizando a parte técnica dos exames e auxiliando os farmacêuticos na emissão dos laudos, acompanhamento da professora e grupos de estudos. Resultados: Os acadêmicos apresentaram melhor domínio dos conteúdos teórico-prático, aprimoramento da sua capacidade de organização e competência para sua atuação acadêmica, colaborando com seu direcionamento profissional. Também ampliaram sua capacidade de atuação nas atividades referentes às análises clínicas, sendo mais críticos e reflexivos. Conclusão: Os acadêmicos após dois anos de atuação no projeto AFAC demonstraram um domínio nos procedimentos das análises, maior responsabilidade e visibilidade da pesquisa no processo, ampliando seu senso crítico e socialização dos seus conhecimentos adquiridos com esta prática.

Apoio / Parcerias: FAEG/UNIVILLE Ghanem Laboratório Clínico

ISSN: 1808-1665