9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

O Conhecimento que os professores das Escolas Estaduais de Joinville- SC apresentam sobre o Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Deficit de Atenção, Hiperatividade, Ensino

Resumo: Introdução: O Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) consiste em um transtorno neurobiológico crônico, que causa desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. Suas causas são tanto biológicas quanto ambientais, e sua incidência pode alcançar de 2 a 5% das crianças em idade escolar, podendo apresentar comorbidades com outros distúrbios psiquiátricos. Os professores muitas vezes são os primeiros a identificar crianças com TDAH. Metodologia: No ano de 2012 cinco escolas estaduais de Joinville participaram do projeto de pesquisa cujo objetivo era verificar o conhecimento que os professores, das diversas séries, do ensino fundamental e médio possuiam sobre o referido transtorno. Foram preenchidos dois questionários, um anterior e outro posterior à realização de uma palestra sobre questões sócio-bio-psicológicas e manejo em sala de aula. Resultados: Dos 120 professores lotados nas escolas,110 participaram da palestra, realizada na UNIVILLE no dia 18 de Julho. Porém com relação ao preenchimento dos questionários apenas 31 responderam ao primeiro e 11, o segundo. Destes 11 professores, 10 relataram ter aplicado alguma das técnicas de manejo expostas durante a palestra e todos observaram melhoras das crianças com TDAH quanto ao aprendizado e/ou as relações sociais com professores e colegas. Discussão: Foi possível perceber, através dos questionamentos após a palestra, que uma grande parcela dos professores preocupam-se com o desempenho acadêmico e social de alunos com TDAH, porém houve uma baixa participação efetiva quanto as técnicas de manejo em sala de aula. Considerações finais: O ambiente escolar é um local determimante para a criança com TDAH, podendo contribuir para a inclusão desse indivíduo na sociedade, ou desencadeando outras comorbidades pelo manejo inadequado, prejudicando as relações sociais. Déficits cognitivos, transtornos do aprendizado e da linguagem podem provocar um comprometimento social grave. As dificuldades no diagnóstico e na intervenção deste tipo de transtorno deve-se a real falta de conhecimento sobre o quadro clínico, a inexistência de estudos acerca das consequências futuras e principalmente ao preconceito para o tratamento efetivo. Desta forma , torna-se imprescindível que os educadores estejam preparados para intervirem adequadamente quando necessário.

Apoio / Parcerias: Secretaria Estadual de Educação

ISSN: 1808-1665