9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 20/05/2013 à 27/05/2013

Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - Especialização a distância

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Assistência Farmacêutica, Educação a distância, Gestão

O Ministério da Saúde, a partir da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES e do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, tendo a Universidade Federal de Santa Catarina como proponente, promoveu o curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância, no âmbito da Universidade Aberta do SUS – UNASUS. O objetivo do curso foi especializar dois mil farmacêuticos em todo o Brasil, utilizando como estratégia a educação a distância. Foram estruturados 18 polos de apoio presencial, envolvendo 47 professores para elaborar conteúdos, 225 professores orientadores de TCC e 55 instituições em todo o país. A Univille, por meio de parceria com a UFSC, constituiu o polo de referência para o estado de Santa Catarina e parte do Paraná. Neste processo foram envolvidos no projeto 1 professor como integrante da Comissão Gestora do curso e conteudista, uma professora como coordenadora do polo Joinville e conteudista, e 3 professores como tutores, além de um aluno de graduação, que receberam apoio financeiro para participar das atividades. Outros professores foram envolvidos ainda como orientadores e banca de TCC. A Univille sediou 3 encontros presenciais com a participação de mais de 100 alunos por encontro. A proposta do curso fundamenta-se em uma dinâmica de formação em serviço, construtivista, com as estratégias de aprendizagem estruturadas para fomentar a reflexão e intervenção sobre a realidade profissional do aluno. A partir do planejamento estratégico situacional, com o desenvolvimento de atividades interprofissionais, de participação democrática, o aluno busca aprofundar o conhecimento sobre a realidade, estabelecer um diagnóstico em conjunto com atores significativos, explicar a realidade pela visão desses diferentes atores, e buscar a resolução conjunta dos problemas. Ao mesmo tempo que questões técnicas são discutidas e aprofundadas do ponto de vista teórico e observadas na prática profissional do especializando, a politicidade é exercitada por meio da formação de parcerias estratégicas com diferentes profissionais que podem contribuir com o farmacêutico para alcançar a imagem-objetivo definida no planejamento. Um conceito de gestão participativo, sustentável e fundado na obtenção de resultados tem sido capaz de modificar a perspectiva do farmacêutico quanto a sua atividade profissional, qualificando-o para contribuir de forma significativa com os avanços que o SUS necessita. O projeto propiciou, aos professores envolvidos, a aquisição de conhecimento e experiência prática na concepção, desenvolvimento e operacionalização de cursos por meio de educação a distância.

Apoio / Parcerias: UFSC SGTES DAF

ISSN: 1808-1665