18° Seminário de Iniciação Científica
De 21/10/2013 à 25/10/2013
Consequências do fechamento de escolas do campo no século XXI
- MARILCHA LUCIANO DOS SANTOS, Graduando, marilcha.santos@univille.br
- Elizabete Tamanini, Dr(a), btamanini@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: fechamento de escolas, educação do campo, escolas rurais
As transformações em nossa sociedade têm interferido diretamente na vida das comunidades rurais. O processo de fechamento de escolas do campo atualmente ocorre, em maior ou menor proporção, em todo o Brasil. Nota-se, daí que diante do fechamento da escola a comunidade rural sofre e se sente mais fraca. O presente projeto de pesquisa visa analisar questões decorrentes do fechamento de escolas rurais, pois é na relação com a escola que as comunidades expressam seus sentimentos, seus valores, suas subjetividades. A importância desse estudo reside justamente no fato de que o ambiente escolar é uma instituição física carregada de valores históricos, um espaço de outras atividades sociais e culturais. Quando uma escola é fechada, perde-se muito da memória daquela comunidade que foi afetada. Perde-se sua identidade e seu vínculo.
ISSN: 1807-5754