18° Seminário de Iniciação Científica
De 21/10/2013 à 25/10/2013
Área imagética de projetos de geração de renda
- AMANDA CRISTINA NENTWIG, Graduando, amandanentwig@live.com
- AMANDA CRISTINA NENTWIG, Graduando, amandanentwig@live.com
- Elenir Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Fotografia , AmaViva, SempreViva
Com objetivo de fornecer conhecimentos metodológicos de projeto de produto e programação visual, os projetos SempreViva, Amaviva e Vida em Flor (vinculados ao Departamento de Design) objetivam também gerar e incrementar a renda familiar das participantes. O projeto de PIBIC, ora relatado, preocupou-se com a área imagética, gerenciando novas imagens por meio de registros fotográficos sistemáticos. A parte teórica a pesquisa foi realizada na biblioteca universitária da Univille. As etapas que envolviam coletas de imagens foram realizadas nas dependências da universidade, no CAD (Centro de Artes e Design), no laboratório de costura e também no de modelagem, locais onde ocorriam as aulas e atividades do projeto. A importância das imagens dá-se ao fato de que contribuem para divulgação do projeto, uma vez que o material utilizado é proveniente de doações, além de possibilitar às participantes maior inserção nas atividades, sentindo-se efetivamente ativas. As imagens obtidas, durante a investigação, sendo efetivadas no decurso das atividades dos projetos, referem-se ao manuseio e às habilidades dentro de cada uma das disciplinas ministradas. Considerando-se que tais imagens foram produzidas enquanto os trabalhos ocorriam, não era possível selecioná-las naquele momento. Assim, as exclusões eram feitas posteriormente, no período em que estas imagens foram editadas. É importante ressaltar que o critério de exclusão se deu pela qualidade das imagens obtidas, ou seja, permaneceram as imagens de melhor qualidade e que traduziam os objetivos do projeto. A relevância da investigação, aqui apresentada, esteve em sistematizar o processo de gestão de imagem, pela percepção de que é preciso reforçar a comunicação entre o projeto e seu público-alvo: as mulheres oriundas de domicílios de baixa renda. Agregam-se a isso as várias maneiras de possibilitar aos envolvidos, neste âmbito, os ajustes necessários para torná-lo ainda mais promissor e reconhecido.
ISSN: 1807-5754