1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

Projeto atividade física e saúde para idosos - força muscular dos participantes

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Idosos, Atividade Física, Força Muscular

Introdução: A redução da capacidade funcional durante o processo de envelhecimento decorre em grande parte da inatividade física. Existem evidências epidemiológicas que sustentam o efeito positivo do envolvimento dos indivíduos em programas de atividade física ou de exercício na prevenção e minimização dos efeitos deletérios do envelhecimento (ACSM, 2000).

Objetivo: Avaliar a força muscular de membros superiores e inferiores de idosos participantes de um Projeto de Extensão Universitária voltado à prática de exercícios físicos generalizados, antes e após um período de 8 meses de intervenção.

Método: Este estudo caracteriza-se como descritivo e semiexperimental. A população deste estudo constituiu-se de 22 idosos, ambos os sexos. A força muscular foi avaliada por meio dos testes sentar e levantar e flexão de cotovelos, pertencentes à Bateria SFT de Rikli e Jones (2008). Para caracterização da amostra utilizou-se estatística descritiva simples (porcentagem, frequência). Para comparar os resultados do pré e pós-teste utilizou-se o teste “t” de student pareado, adotando-se o nível de significância de 95%.

Resultados: A média de idade dos idosos foi de 66 anos, 72% são mulheres, 35 % declararam possuir de 1 a 4 anos de escolaridade, 73% comentaram ter alguma dor ou patologia e 57% realizava caminhadas ao ar livre além das atividades propostas no projeto. Em relação aos testes aplicados encontrou-se diferença estatisticamente significativa na força dos membros inferiores dos idosos (p=0,013). O mesmo não ocorreu nos resultados do teste de força dos membros superiores dos participantes.

Conclusão: Observou-se no presente estudo incrementos na força muscular de membros inferiores dos idosos. Entretanto percebe-se a necessidade de novos planejamentos para obtenção de resultados mais expressivos na força dos membros superiores dos participantes.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1808-1665