1ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 03/11/2014 à 07/11/2014

O movimento de inclusão de estudantes com NEE na Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inclusão, Ensino Superior, Necessidades educacionais especiais

Na última década temos presenciado, a nível nacional, um movimento crescente no que se refere a inclusão de pessoas com deficiências nos espaços sociais, dentre eles destacam-se os destinados a educação nos mais diferentes níveis de ensino. Um fato que reforça esta situação é o aumento de publicações científicas produzidas a partir das realidades vividas no âmbito escolar, no entanto observa-se uma escassez destas produções quando a temática volta-se para a inclusão de pessoas com necessidades especiais (NEE) no ensino superior, demonstrando a importância de maiores investimentos neste nível de ensino. Neste contexto, a Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE vem desenvolvendo ações que visam garantir o acesso e a permanência de estudantes com NEE, sendo uma delas a criação em 2008, do PROINES- Projeto de apoio a inclusão de alunos com necessidades especiais (FAEG), que visa dar suporte tanto ao corpo discente como docente e administrativo no que se refere o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes. Nos últimos cinco anos o PROINES tem acompanhado e registrado um aumento no número de estudantes com NEE seja por apresentarem deficiências ou outros transtornos, matriculados nos diferentes cursos oferecidos pela instituição. Diante deste fato este estudo teve como objetivo diagnosticar a incidência de estudantes com NEE matriculados nos cursos de graduação da UNIVILLE. Para tal, foi realizado um levantamento das matrículas nos últimos cinco anos, a partir dos relatórios de matrícula encaminhados pela Central de Atendimento Acadêmico (CAA). Após organização e tabulação dos dados estes foram analisados e inicialmente, considerando o número de estudantes com NEE/ano, foi identificado que em 2010 matricularam-se n=91 estudantes ; 2011 (n=71); 2012 (n=76); 2013 (n=81); 2014 (n=115), vale mencionar que os cursos que mais receberam estudantes com NEE nos últimos cinco anos foram: Administração, Design, Direito e Ed. Física com uma média de 11,5 estudantes por curso /ano. Outro fato identificado é uma crescente no número de estudantes que não se enquadram em nenhuma das quatro categorias das deficiências (deficiência intelectual, visual, auditiva e física), mas que possuem outras necessidades por apresentarem transtornos como de ansiedade, transtorno do déficit de atenção, transtorno global do desenvolvimento, condutas típicas e distúrbios neurológicos. Estes dados nos permite concluir que há a necessidade da instituição investir cada vez mais em ações voltadas a comtemplar a diversidade e as demandas que esta impõe, como formação de professores e acessibilidade atitudinal na busca por uma educação baseada na qualidade.

ISSN: 1808-1665