2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Projeto MARATONA: desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Eficiência Energética, Inovação, Empreendedorismo

O projeto MARATONA: o desafio da inovação tecnológica na formação de engenheiros – MTRN4 - tem como escopo a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos visando maior eficiência energética com motor movido à etanol e gasolina. Em primeira instância objetiva-se a participação na Maratona Universitária de Eficiência Energética, mas o foco está direcionado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos para a indústria automotiva. O desenvolvimento de projeto conjunto entre professores e estudantes de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica também visa dinamizar as atividades dos cursos de Engenharia da Univille - campus São Bento do Sul - e valorizar a atuação do profissional de engenharia no mercado de trabalho regional com as tecnologias que poderão ser desenvolvidas e transferidas. A proposta também visa oportunizar a prática de um ensino significativo, conduzido por meio de sustentação científica e tecnológica e estimulado pela resolução de problemas práticos. Como principal resultado em termos de eficiência, no ano de 2014 na 11ª. edição da Maratona, o projeto MTRN3 alcançou as marcas de 169 km/l de etanol e 240 km/l de gasolina, já em termos de prêmios o projeto viabilizou a conquista de 03 motores e 02 veículos que são utilizados em laboratório pelos alunos dos cursos. Em 2015, a Maratona ocorrerá em dezembro, portanto ainda não se tem resultado da competição, no entanto, destaca-se que avanços significativos foram alcançados, entre eles citam-se o desenvolvimento de um novo sistema de partida elétrica, aplicação de novos sensores para controle da injeção eletrônica, otimização do motor em termos de taxa de compressão e sistema de escapamento. Portanto, pode-se afirmar que os trabalhos de 2015 devem acarretar ganho na eficiência dos protótipos da equipe da Univille/SBS.

ISSN: 1808-1665