2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Curso de excel 2010/ 2013 para estudantes de engenharia

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Análise e Simulação de dados, Planilhas, Engenharia

O objetivo geral deste projeto é a aplicação de aprendizagens específicas em ambientes que propiciem a prática profissional e preparam complementarmente o estudante para o mercado de trabalho. Para atingir este objetivo o Curso desenvolveu-se em dois módulos, Básico e Intermediário/ Avançado. com carga horária de 20 horas, com 04 turmas matutinas durante o ano letivo (março a dezembro de 2014). As atividades, todas desenvolvidas em exercícios práticos na ferramenta Microsoft Excel® versão 2010 e 2013, propiciam a emancipação da autonomia do estudante por meio de um maior aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas disciplinas que precisam de análise, controle, tratamento, mensuração e simulação de dados para a gestão da produção e projetos industriais e mecânicos. Por se tratar de uma ferramenta de tecnologia de informação que é utilizada para análise, tratamento, controle e simulação de dados e informações, o curso tem total articulação com o projeto pedagógico dos cursos de engenharia, pois desenvolve no estudante o raciocínio lógico e matemático, além de servir de instrumento para estudos de problemas típicos em Engenharias da modalidade industrial; desenho e interpretação de gráficos e a adoção da matemática, trigonometria e estatística como alicerce da experimentação.. Este curso torna as práticas de laboratório de simulação (informática) um momento de contextualização da profissão, além de permitir o desenvolvimento de trabalhos complexos e sistêmicos de forma multidisciplinar. Os estudantes atendidos pelo projeto foram beneficiados com: (a) maiores possibilidades de oportunidades profissionais, onde o conhecimento de planilhas Excel é uma condição para a contratação de estagiários ou de vagas efetivas, ou mesmo, de ascensão profissional; (b) Desenvolvimento das habilidades acadêmicas, permitindo aos estudantes que realizaram o curso com aproveitamento mais adequado nas diversas tarefas propostas dentro das atividades de ensino aprendizagem, em especial, aquelas relacionadas com o perfil de atuação profissional pretendido com a formação; (c) Aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos na atividade profissional e nas disciplinas do curso que está matriculado, e também como ferramenta de apoio para análise de dados de pesquisas e levantamentos técnico e científicos.

ISSN: 1808-1665