2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST
De 09/11/2015 à 10/11/2015
Sistema de Apoio a Gestão de Competências
- Marcus de Melo Moreira, Graduando, marcus_de_melo_moreira@hotmail.com
- Luiz Melo Romão, Dr(a), luiz.melo@univille.br
Univille, Univille, Joinville
Palavras-chave: Business Intelligence, Currículo Lattes, Gestão de Competências
Introdução: A área de pesquisa na Univille tem como uma de suas atribuições, disponibilizar competências científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Instituição e entre empresas. A busca por informações de pesquisadores e professores para compor estes projetos acaba sendo bastante trabalhosa, pois o conjunto de conhecimentos disponíveis na universidade se encontra bastante disperso, não havendo um “repositório” e nem ferramentas de busca tangíveis que facilitem e agilizem sua identificação. Atualmente todas essas atividades são feitas utilizando os dados dos currículos registrados na plataforma Lattes do CNPq, mas essa coleta é feita de forma manual (currículo a currículo) o que torna o levantamento dos dados lento atrasando o tempo de resposta da instituição. Para tanto este projeto pretende construir um processo automatizado para levantar e apresentar esses dados de forma rápida e simples. Objetivo: Desenvolvimento de um sistema de análise de competências para apoio a gestão do conhecimento. Metodologia: Será realizada uma pesquisa bibliográfica para o levantamento das características necessárias para o desenvolvimento de um sistema de análise de competências. Viabilidade. A base de dados desta ferramenta será composta pelas informações extraídas da Plataforma Lattes dos professores e pesquisadores da Univille. O sistema desenvolvido será analisado para identificar as suas vantagens com relação ao método manual. Resultados: Com o desenvolvimento parcial da ferramenta já é possível identificar uma série de indicadores referentes as pesquisa realizadas na Univille. Também é possível identificar as linhas de competência e os principais pesquisadores da Universidade. Conclusão: A área da Robótica Educacional é um importante instrumento de aprendizagem, pois possibilita explorar os mais diversos temas do currículo acadêmico. A multidisciplinaridade desta área motiva o cruzamento de diversas disciplinas para a criação de um robô.
ISSN: 1808-1665