2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

DESIGN DE SERVIÇOS APLICADO A PROJETOS DE INTERIORES: UM ESTUDO VOLTADO A CONSUMIDORES DE CLASSE C

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design de interiores, Design de serviços, relações do design com a realidade social

O presente estudo aborda as questões relacionadas ao design de serviços aplicado a projetos de interiores para consumidores de classe C, objetivando viabilizar um serviço que esteja ao alcance deste público, oferecendo soluções para ambientes residenciais por meio de projetos de interiores, pois parte do pressuposto que o grande crescimento populacional tem impactado diretamente nas condições de moradia desta classe, proporcionando áreas habitacionais cada vez menores para se residir. Essa pesquisa de mestrado apresenta uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com base em revisões bibliográficas, levantamento de dados disponíveis e pesquisa de campo. Na pesquisa inicial foi realizada uma entrevista com 20 pessoas pertencentes à classe C, todos residentes na cidade de Joinville. Os resultados obtidos neste levantamento destacam os investimentos feitos pela classe C para adquirir a casa própria, o interesse no consumo por produtos e serviços voltados para o ambiente residencial, assim como sua presença assídua no uso da internet, que se dividem entre acessos às redes sociais e notícias, mas também na realização constante de compras de produtos neste ambiente online. Mediante estes dados, foi possível gerar subsídios para o desenvolvimento de um instrumento de coleta de informações que será aplicado em um grupo de foco. Esta etapa será conduzida de forma correlacionada à metodologia projetual existente no design, visto que se caracteriza pela disponibilidade de métodos e ferramentas que permitem medir a experiência do usuário em relação ao uso de produtos e serviços. Após a aplicação do grupo de foco, espera-se identificar quais as motivações que levam o consumidor de classe C a investir na sua residência, bem como compreender suas experiências em relação aos processos que envolveram a compra de produtos e a realização de serviços voltados para o lar. Deste modo, será possível, de maneira colaborativa, desenvolver um serviço que auxilie este público na execução dos seus projetos residenciais.

Apoio / Parcerias: Bolsa PIBPG

ISSN: 1808-1665