2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Proposta de uso de MTBE e n-butanol como aditivos para a redução da toxicidade aguda de água de absorção de emissões atmosféricas de diesel

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, toxicidade, compostos oxigenados

A poluição ambiental é uma das maiores preocupações atuais, por conseguinte o grande volume de gases causado pelas emissões da queima de combustíveis fósseis precisa ser reduzido, visto os riscos à saúde das pessoas e aos ecossistemas em todo o planeta. Assim, como alternativa para reduzir a toxicidade dessas emissões, foram estudados os gases de combustão de misturas de diesel com compostos oxigenados absorvidos em água. Foi executada a combustão de misturas de diesel S10 com MTBE e diesel S10 com butanol em um motor em estado estacionário de ciclo diesel 4,2 cv. As amostras foram produzidas em uma coluna de absorção dos gases em fluxo contracorrente com água deionizada. Foram usadas amostras com 2% de Butanol e 2% de MTBE. Foi utilizado Daphnia magna como organismo teste, para os ensaios agudos, que foram realizados de acordo com a ABNT. Além do controle, as concentrações estudadas foram 3%, 1,5%, 0,75% e 0,1% para amostras com S10 e MTBE, e 2%, 1%, 0,5% e 0,1% para o S10 e Butanol. As porcentagens da mortalidade da Daphnia magna com 3% das amostras de S10 puro e S10 + 2% MTBE são iguais. Porém, quando essa concentração cai pela metade, o MTBE torna-se mais tóxico aos organismos que S10 sem nenhum aditivo. Do mesmo modo, S10 + 2% MTBE permanece ocasionando efeitos agudos com mais intensidade nas menores concentrações que o diesel S10 puro. Já na comparação de S10 + 2% Butanol e S10 puro, é possível observar que mesmo com concentração maior, a mistura com Butanol é menos tóxica ao organismo teste. Na amostra com 0,75% dos gases de combustão de S10 puro, a mortalidade foi de 30%, já com 1% da amostra de S10 + 2% de Butanol, a mortalidade foi 5% menor. Dessa forma, o acréscimo de Butanol no diesel apresentou-se como uma opção que pode minimizar a toxicidade aguda. Portanto, há possibilidade de minimização dos efeitos nocivos aos seres vivos. O butanol mostrou-se um composto oxigenado adequado para a diminuição da toxicidade das emissões atmosféricas de diesel ao organismo estudado. Mais estudos devem ser feitos para encontrar a mistura adequada eficaz para reduzir significativamente a toxicidade aguda.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Pibic/CNPq

ISSN: 1808-1665