2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Aplicação de blendas de MTBE em diesel como alternativa para minimizar a emissão de poluentes de potencial carcinogênico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, blendas, MTBE

As consequências da queima de óleo diesel como combustível em ecossistemas e na saúde humana são evidenciadas todos os dias. Diante disso, se vê necessário um estudo mais aprofundado sobre combustíveis mais limpos para reduzir a poluição atmosférica, surgindo como alternativa os compostos oxigenados de etileno e propileno glicóis éteres e metil-tert-butil éter (MTBE) para uso em motores de ciclo diesel. A queima do diesel lança vários gases tóxicos na atmosfera, dentro desses, o presente estudo busca avaliar as concentrações de HPA emitidas, cuja contaminação ocorre por inalação de ar poluído e a ingestão de alimentos ou de água contaminada. Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) são encontrados tanto em fase gasosa, como adsorvidos no material particulado emitido na atmosfera pelos motores a diesel. São poluentes orgânicos de grande persistência ambiental, e muitos deles e/ou seus derivados são potencialmente carcinogênicos e ou/ mutagênicos. Para o estudo, foi realizada a combustão de amostras de diesel com porcentagens de 3, 4, e 6% de MTBE em três bateladas cada. Os testes tiveram duração de 30 minutos e foram feitos num motor estacionário de ciclo diesel. Os gases de combustão emitidos na saída do escapamento - conectada a uma tubulação para fora do laboratório -, foram solubilizados em água deionizada por intermédio de uma coluna de absorção de leito fixo, e esta água foi recolhida após o final da combustão. Os valores de HPA da amostra foram medidos pela sonda Enviroflu da marca Trios, e calculada a média para as amostragens. A adição progressiva de 3, 4 e 6% de MTBE no S10 reduziu o HPA de 87,38 µg/L, para 74,25 µg/L e 62,75 µg/L na última amostra. Com o diesel S500 os resultados foram de 93,16 µg/L para 3%, 85,37 µg/L para 4% e 75,38 µg/L para 6% de MTBE. A comparação dos valores demonstrou que essa adição reduziu progressivamente a concentração de HPA, o que aponta resultados positivos em relação à mistura de compostos oxigenados ao diesel. Assim, novos estudos a cerca de blendas diesel S10 e S500 com MTBE e adição de catalisador na reação são necessários, já que a catálise da reação teoricamente induz a uma combustão completa, reduzindo as emissões de poluentes.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Artigo 170/Uniedu

ISSN: 1808-1665