2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Aspectos de Design e Experiência de usuário para Apoiar o Desenvolvimento de Produtos de Sarttup

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Design, Sartup, Pesquisa

A pesquisa originou-se com a aproximação entre o projeto URBE [O Estudo das relações de uso e do contexto urbano como suporte ao design prospectivo de produtos e serviços na cidade de Joinville] associado ao Programa de Mestrado em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign - Univille), o Departamento de Design da Instituição e o Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região), situado no Campus. Entre outras empresas incubadas no Inovaparq está a startup ‘Curupira’ que desenvolve projetos ambientais objetivando atender a leis e a compensação de emissões e danos ao meio ambiente. Por meio do site (www.curupira.com) a empresa oferece pacotes de árvores que recebem uma etiqueta eletrônica (RFID) preparada para armazenar informações relevantes (data de plantio, dados do proprietário, espécie de árvores, etc), favorecendo a rastreabilidade. O sistema disponível no site visa promover iniciativas de marketing e sustentabilidade para aumentar o engajamento dos clientes com outros potenciais clientes. A parceria entre o projeto Urbe e a Startup foi instituída com o propósito de investigar técnicas de pesquisa em design relacionadas à área de Experiência de usuário, bem como, apoiar o desenvolvimento de materiais gráficos para a empresa. A estratégia metodológica utilizada consistiu em: (1) levantar dados provenientes de pesquisas em bases bibliográficas físicas e virtuais com foco na experiência do usuário; (2) utilizar das informações levantadas para projetar um questionário virtual direcionado para pessoas da região sul e sudeste do Brasil: (3) os dados provenientes deste questionário, foram confrontados com outras informações oriundas de institutos organizações de pesquisa; posteriormente, foi feita a análise destes dados, correlacionando-os e sintetizando-os para desenvolver infografias com o objetivo de facilitar o entendimento (por todos os membros da equipe O Curupira) acerca das pesquisas provenientes das diferentes fontes; (4) em paralelo também foram conduzidas entrevistas com clientes e com parceiros da empresa; a abordagem com os clientes teve o objetivo de entender o olhar de pessoas que já utilizaram do serviço prestado pelo Curupira; já as entrevistas com os parceiros da empresa foram preparadas para compreender os caminho a empresa deveria seguir com o desenvolvimento dos seus produtos e serviços; destaca-se que os dados coletados nestas entrevitas também serão integrados ao infográfico citado anteriormente. A partir dentes estudos, espera-se poder mapear informações importantes, que orientem ações da empresa.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Startup 'Curupira'

ISSN: 1808-1665