2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Estudo de redução das emissões de NOX utilizando blendas de diesel-butanol

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, n-butanol, NOx

A poluição atmosférica é um dos problemas que mais assolam a sociedade contemporânea sendo a queima de combustíveis fósseis considerada sua grande fonte propulsora. Dentre estes combustíveis destaca-se o óleo diesel, que através de sua queima gera diversos poluentes que afetam o meio ambiente em geral, destacando-se os óxidos de nitrogênio (NOX) que são especialmente conhecidos pelo seu caráter prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. Diversos estudos vêm sendo realizados avaliando a utilização de outros combustíveis em motores ciclo diesel, sejam puros ou em misturas, a fim de diminuir a emissões atmosféricas. Dentre estes combustíveis tem-se o butanol que se mostra uma alternativa interessante devido sua miscibilidade com o óleo diesel e o oxigênio extra presente em sua molécula. Desta forma este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos da utilização de blendas de butanol-óleo diesel sob as emissões de NOX, onde foi utilizado um motor estacionário de 4.2 cv de potência e uma sonda MRU modelo optima 7, especial para análise de gases provindos de processos de combustão. Os testes foram realizados em triplicatas com diesel S10 puro e blendas de 10% e 15% de butanol em um período de 30 minutos, com rotação fixa em 3000 rpm iniciando com o motor a frio, sendo as aferição dos gases realizadas nos períodos de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos. Utilizando o óleo diesel S10 puro foram obtidas concentrações de NOX com uma média de 137 ppm nas três primeiras aferições, havendo uma tendência de aumento da concentração até 147 ppm até o final dos testes. Com blendas utilizando 10% de butanol junto ao óleo diesel as concentrações de NOX se mostraram inferiores logo no início, com uma média de 106 ppm nas três primeiras aferições e um aumento de até 115 ppm no período final dos testes. As concentrações de NOX utilizando blendas de 15% butanol foram ainda menores, com a média de 88 ppm nas três primeiras aferições e uma tendência de aumento da concentração até 99 ppm nas últimas três aferições. Através dos resultados obtidos fica evidente a diminuição das emissões de NOX utilizando blendas de butanol junto ao óleo diesel. Para estudos futuros cabe avaliar os efeitos que este o álcool pode trazer em relação a outros gases poluentes provindos da queima de óleo diesel.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Art. 170/Uniedu

ISSN: 1808-1665