2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

MTBE como alternativa para a diminuição de NOx em motores à diesel

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diesel, MTBE, NOx

Há um grande interesse em utilizar fontes alternativas de combustíveis que agridam menos o meio ambiente, visando minimizar a poluição e a redução do consumo das fontes não renováveis. O Éter metil-terc-butílico (MTBE) trata-se de um composto químico que é produzido pela reação química do metanol e isobutileno, com a fórmula molecular C5H12O. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar quimicamente e comparar as emissões de NOx de amostras de diesel S10 e blendas binárias de MTBE. Como metodologia, foi realizada a combustão de cada uma das amostras em um motor estacionário de ciclo diesel de 4,2 cv. As amostras continham 0%, 2%, 4% e 6% de MTBE. O tempo de operação para fins desse estudo foi de um total de 30 minutos sob rotação constante de 3000 rpm. Foram realizadas medições das concentrações de NOx na saída do escapamento através do analisador de gases portátil Optima 7 da Confor nos tempos de 20, 25 e 30 minutos, em triplicata e realizada a média, tendo em vista que foi a partir desse momento que a temperatura do motor se estabilizou em 142,6 ± 1,2 ºC. Os valores de NOx obtidos foram de 146 ± 2,41 ppm para o diesel S10, 137 ± 0,19 ppm para o diesel S10 com 2% de MTBE, 136 ± 1,84 ppm para a blenda com 4% de MTBE e de 126 ± 2,80 ppm para a blenda com 6% de MTBE. Através do teste t de Student, foi possível verificar que há diferenças significativas nas emissões de NOx quando comparadas as três blendas contendo MTBE, com valor de p<0,05. Pode-se afirmar que para o requisito de emissões de NOx, nas condições testadas, a blenda S10 + 6% de MTBE apresentou um desempenho superior às amostras blendas de 4% e 2% de MTBE. Assim, a emissão de NOx das três blendas de diesel com MTBE foram significativamente menores em relação ao diesel S10. A blenda 6% de MTBE foi a que apresentou os resultados mais satisfatórios, sendo esta a opção mais adequada para uso como combustível quando considerada as emissões de NOx. A emissão reduzida desse poluente pode propiciar um ambiente menos agressivo para a saúde humana e para os ecossistemas em geral, visto que o NOx é altamente solúvel em água e podendo ser facilmente absorvido pelo ciclo hidrológico.

Apoio / Parcerias: FAP/Univille Art. 170/Uniedu

ISSN: 1808-1665