2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

A propriedade industrial e a inovação na universidade: um estudo de documentos de ensino-aprendizagem

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: inovação, propriedade industrial, planejamento de ensino-aprendizagem

O objetivo da proposta é, a partir dos resultados da pesquisa feita no ano de 2012, estudar e desenvolver estratégias para tornar as patentes um objeto de conhecimento das Universidades, em especial nos cursos de engenharia da Univille. Na edição de 2015, voltada ao estudo de documentos de ensino-aprendizagem em universidades voltados ao tema inovação e propriedade intelectual. As pesquisas iniciais mostraram que há uma ausência nos planos de ensino das instituições pesquisadas no que diz respeito à temáticas de inovação, pesquisa tecnológica ou direito autoral, já que dos planos investigados nenhum contemplava esses assuntos como termos-chave ou palavras-chave. Adverte-se, contudo, que não é possível fazer afirmações sobre conteúdos inseridos nas aulas sem formalização. Pesquisa aplicada, pesquisa tecnológica, estado da técnica, prospecção tecnológica, inovação, propriedade intelectual ou industrial, plágio, direito ou patentes foram aspectos investigados nos planejamentos porque estão diretamente relacionados ao trato da inovação. Uma vez que a instituição aborda esses aspectos em disciplinas, faz com que seus acadêmicos obtenham conhecimento dos mecanismos do sistema inventivo, criem e protejam suas invenções. Com esses conhecimentos, será possível compreender como as patentes têm importância no inovar. Além disso, na economia em que vivemos o aprendizado desse cenário na graduação poderia ser considerado até mesmo tardio, uma vez que o capital humano precisa ser sensibilizado desde o ensino fundamental. Assim, seria imprescindível que sua abordagem fosse realizada de forma sistemática no ensino superior. Entre os resultados, destaca-se que nenhum plano analisado previa projetos de pesquisa aplicada como forma de avaliação e suas bibliografias não tinham menções de obras que contivessem em seus títulos palavras-chaves ou termos-chaves citados acima. Serão investigadas 20 instituições na pesquisa. Concluindo, verificou-se inicialmente que há uma carência aparente da apresentação formalizada sobre inovação e temas correlatos - em especial as patentes - em disciplinas das instituições pesquisadas. Nesse sentido, o projeto poderá oferecer dados que permitam fazer um alerta às instituições que ainda não atentaram para a necessidade de trabalhar o tema, seja em qualquer área do conhecimento, e disseminar modelos daquelas que já avançaram no tema.

ISSN: 1808-1665