2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Emprego de catálise para redução de poluentes da combustão de diesel e blendas binárias com compostos oxigenados

Palavras-chave: Combustão, Siesel S 500, Poluição Atmosférica

Introdução: Os combustíveis fósseis são compostos de origem mineral, formados por cadeias carbônicas e oriundos da decomposição de resíduos orgânicos. A queima de combustíveis fósseis produz elevada poluição atmosférica já que os processos naturais só têm a capacidade de absorver metade dessa emissão. Objetivo: Avaliar as emissões de gases e fazer a comparação entre as emissões com e sem catalisador foi realizada a combustão do diesel e blendas binárias com butanol, da seguinte forma em um motor estacionário de ciclo diesel de 4,2 CV. Metodologia: O motor foi abastecido com cada uma das amostras para cada uma das análises, e utilizado como tempo de operação para fins desse estudo um total de 30 minutos. Foi realizada a medição das concentrações dos gases – a cada 5 minutos – através de uma sonda Optima 7 da Confor. Resultados e discussão: Os valores médios sem o uso de catalisador foram de 18,5 ppm de NO2, 47,7 ppm de NOx, 1006 ppm de CO e 1,5 ppm de CO2 para diesel S500 com 4% butanol e com uso de catalisador 18,5 ppm de NO2, 88,83 ppm de NOX, 1481,5 ppm de CO e 0,6 ppm de CO2 foram lançados para a atmosfera. Conclusão:As concentrações de NOx nos produtos da combustão das blendas binárias de diesel com butanol foram significativamente menores sem o uso de catalisador que nas amostras com o uso de catalisador.
Sugere-se que o catalisador tenha aumentado a oxidação dos gases de combustão, considerando que ocorreu uma redução de CO e aumento de CO2 nas emissões.

Apoio / Parcerias: BRANCO MOTORES

ISSN: 1808-1665