2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Aplicação de catalisador heterogêneo para potencializar a oxidação de gases de combustão de diesel

Palavras-chave: catalisador heterogêneo , oxidação, diesel

Introdução: A combustão é um fenômeno muito presente na tecnologia atual, principalmente no funcionamento de veículos automotores. Para que a combustão ocorra, além do combustível é necessário um comburente, e no caso da queima de derivados fósseis, o comburente utilizado é o oxigênio do ar atmosférico.Objetivo:Este estudo teve como objetivo analisar a aplicação de um catalisador heterogêneo no processo pós-combustão, visando potencializar a oxidação dos gases emitidos pela queima de óleo diesel. Metodologia: Foi realizada a combustão de diesel S10 e diesel S500 em um motor estacionário de ciclo diesel da marca Branco. O motor foi ligado por um período de 5 minutos para que fosse completamente aquecido e atingisse o estado estacionário. Na saída dos gases de combustão foi instalado um catalisador comercial utilizado em veículos diesel. O experimento também foi realizado sem a presença do catalisador para efeitos de comparação. As análises dos gases foram realizadas através da sonda Optima 7 da Confor, sendo coletados resultados a cada cinco minutos, após o motor atingir o estado estacionário. . Resultados e discussão: As emissões de dióxido de carbono podem ser avaliadas, , onde percebe-se que para o diesel S500, a presença do catalisador diminuiu as emissões de CO2. O resultado não foi observado para o diesel S10, que parece não sofrer influência do catalisador. No Gráfico 2 é possível observar as emissões de monóxido de carbono, que apresentou comportamento semelhante ao CO2. Para o diesel S500, a presença do catalisador diminuiu a liberação, de CO, sendo que para o diesel S10 as variações não foram observadas. Conclusão:

Apoio / Parcerias: BRANCO MOTORES

ISSN: 1808-1665