2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

As influência do padrão de beleza em meninas - uma análise sobre o desenvolvimento e percepção da imagem corporal, culto a beleza e o incentivo ao consumismo na infância e pré-adolescência

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: culto a beleza, padrão de beleza, imagem corporal

Diante das mudanças ocorridas com o passar dos anos em relação aos modelos de padrão de beleza, cada vez mais as mulheres são impulsionadas a ter uma imagem corporal que esteja de acordo com o padrão ofertado no mercado da moda, e o consumismo segue esta linha de pensamento. Para Santos (2010), o consumismo na infância e também na pré-adolescência é decorrente de exposições em massa, propagandas e produtos que cada vez mais seduzem o consumidor, principalmente os são mais vulneráveis. Este artigo pode ser classificado como uma pesquisa de cunho bibliográfico e pesquisa qualitativa exploratória que teve como objetivo analisar as respostas de uma entrevista composta por 15 perguntas. O público alvo da pesquisa foram meninas na infância e pré-adolescência com idades entre 8 e 13 anos de uma escola privada do município de Joinville/SC, as perguntas foram relacionadas as influências do padrão de beleza no incentivo ao consumismo e ao desenvolvimento da imagem corporal e culto da beleza. A análise desta pesquisa ainda está em andamento, mas os resultados parciais, de acordo com o objetivo, indicam que 83,4% das 18 meninas, quando questionadas quanto a preferência em relação à beleza entre duas bonecas barbies com medidas diferentes – barbie 1 e barbie 2, sendo a imagem 1 com medidas tracionais encontradas no mercado e imagem 2 com medidas reais de uma mulher adulta – disseram preferir a barbie 1, achando-a mais bonita por ser mais alta e magra, e quando questionadas por que a imagem 2 não, justificaram dizendo que esta era muito gorda e baixinha; apenas 16,6% das meninas preferiram a barbie da imagem 2, afirmando gostar por ser uma boneca diferente dos padrões já conhecidos. Na análise de outras perguntas que também possuem esta mesma linha, foram verificados resultados com percentagens semelhantes. Segundo Ribeiro, IIdebrando e Ploner (2009), “A influência de um determinado estereótipo corpóreo vinculado na mídia, além de atingir homens e mulheres, também influencia as crianças, um grupo de indivíduos frágeis, principalmente as meninas, que desde cedo são educadas nos moldes padronizados da sociedade (p.4). Desde modo, podemos concluir que os resultados apurados até o momento, sugerem que as meninas possuem a concepção de beleza de que o magro deve ser considerado belo, sendo a figura da barbie ainda um modelo vislumbrado pelas crianças como ideal de beleza.

ISSN: 1808-1665