2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Ambientalização Curricular na Universidade - Sustentabilidade Socioambiental para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação – atendendo a Comunidade Acadêmica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ambientalização Curricular, Sustentabilidade socioambiental, Educação Ambiental

O projeto de pesquisa “AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA UNIVERSIDADE- SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – ATENDENDO A COMUNIDADE ACADÊMICA” está sendo aplicado na Universidade da Região de Joinville – Univille (campus da Zona Industrial) e tem como seu objetivo geral o intuito de promover o processo de ambientalização na Instituição, contribuindo para uma formação acadêmica, científica e tecnológica integrada às questões socioambientais. Volta-se para a constituição de um Espaço Educador Sustentável. Como ações específicas, o projeto visa uma política de ambientalização na Instituição com ações que preveem a elaboração de um diagnóstico nos documentos curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu do campus, envolvendo os docentes e gestores quanto às questões socioambientais na Instituição. Metodologicamente, a pesquisa está sendo desenvolvida com análises documentais dos setores administrativos e dos departamentos, com a aplicação de questionários on-line e ainda com entrevistas com chefes de departamentos e gestores. Esta etapa do projeto, em execução, compreende a coleta de dados prevista para este segundo semestre de 2015, para posteriormente ser realizada a análise das estratégias, ações e práticas sustentáveis desenvolvidas na universidade. Essa etapa deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016. Neste sentido, o projeto compreende a universidade enquanto um Espaço Educador Sustentável (EES) e com capacidade para propiciar à comunidade universitária e sociedade em geral vivências não só de ações práticas, mas também de análises teóricas e de respeito aos princípios e valores da sustentabilidade ambiental e social, em suas diferentes dimensões. Entende-se, portanto que a Universidade deve e pode contribuir socioambientalmente para/com a comunidade de seu entorno, sendo tais questões consideradas de especial relevância na formação dos (as) futuros (as) profissionais que, ao exercerem seu trabalho, influenciarão sobre a qualidade de vida e do ambiente onde estão inseridos. Assim, educar para a sustentabilidade implica um esforço com foco no discernimento de modelos interpretativos em relação às questões sociais e ambientais. Promove ainda o acesso à experiências inovadoras e práticas com características alternativas. Nasce, portanto, a ideia da universidade como um dos espaços educadores sustentáveis que são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental. A ambientalização da universidade abrange o currículo (que se centra no ensino), a pesquisa, a extensão e a gestão enquanto um processo contínuo e dinâmico que torna as universidades como autênticos espaços educadores sustentáveis. Este é o entendimento quanto à ambientalização curricular na universidade.

Apoio / Parcerias: Carta Convite Bolsa Art. 171 PIBIC/CNPq

ISSN: 1808-1665