2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

A identidade artística feminina na região de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arte, Mulher, Mídias sociais

A IDENTIDADE ARTÍSTICA FEMININA NA REGIÃO DE JOINVILLE O virtual permeia o mundo contemporâneo. Está infiltrado na sociedade de tal maneira, que sua relação com o ser humano impacta a subjetividade das pessoas e traz novas concepções à arte, seja ao trazer a tecnologia virtualizada como linguagem, isto é, como outra forma de manifestação artística, seja como forma de dar visibilidade ao trabalho artístico, ao disponibilizar e compartilhar sua produção nas mídias sociais. Esta pesquisa, de natureza exploratória, tem como objetivo investigar a presença das artistas visuais da região de Joinville nas mídias sociais, e justifica-se pela necessidade de visibilizar a produção artística feminina local. Busca conhecer a atividade dessas mulheres por meio de cinco mídias: site, blog, Facebook, Twitter e YouTube, observa se há a disponibilização e compartilhamento de suas produções artísticas, se estas abordam os seus processos de criação, se divulgam as exposições, se há entrevistas, matérias, dados biográficos, entre outras manifestações, independentemente se os materiais encontrados tenham sido disponibilizados virtualmente por elas ou por outros. A partir dos dados coletados e analisados, será possível ter um panorama da presença das mulheres artistas joinvilenses na Web em dois blocos: que tipo de informações essas mídias trazem sobre as artistas e como estas se relacionam com essas mídias. A metodologia segue o modelo de pesquisa bibliográfica, sendo fontes teóricas principais BARBOSA e LOPONTE. Na fase inicial, os dados retirados das mídias sociais foram organizados em tabelas e gráficos que sistematizam as informações coletadas e analisadas interpretativamente. A etapa atual trata da elaboração de um texto sobre cada artista analisada, que contenha um conjunto de informações sobre sua trajetória artística e contribuição para a arte local. Alguns dos resultados obtidos nesta investigação são: das 28 artistas joinvilenses pesquisadas, poucas delas utilizam as mídias sociais para divulgação de conteúdo artístico. O blog é a mídia mais utilizada por elas quando tem esse objetivo. Grande parte do material que se encontra na Web sobre as artistas é disponibilizado por outros, principalmente jornais e blogs de notícias. Desses, o conteúdo que mais aparece é relacionado a exposições, onde as artistas são citadas nas listas de selecionados, como expositoras.

ISSN: 1808-1665