2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

Caracterização de gestores, de escolas públicas, empreendedores

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Empreendedorismo, Gestão escolar, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Apresentamos, neste artigo, a análise de um estudo realizado entre os gestores de escolas públicas, cujo objetivo central foi identificar as suas características de natureza empreendedora. Analisamos o perfil de 11 gestores das escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Joinville, estado de Santa Catarina, a partir da seguinte questão-problema: Quais são as características empreendedoras dos gestores das escolas públicas de Joinville que, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP - no período 2010/2011, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB - ficou acima da média projetada no Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2010)? No percurso da investigação, de cunho qualitativo, os 11 gestores foram entrevistados. Os dados foram analisados à luz dos princípios da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. Dentre os resultados, configura-se a relação: perfil empreendedor, gestão e desempenho da unidade escolar.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville Secretaria Municipal de Educação Governo do Estado de Santa Catarina Gerência Regional de Educação

ISSN: 1808-1665