2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

A trajetória dos estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVILLE no período de 2010 a 2014

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Superior, Política Institucional, Permanência.

Seguindo a trajetória das economias desenvolvidas, outras nações em desenvolvimento consideram que aumentar taxas de participação no ensino superior é necessário para a efetiva inserção no processo de globalização. Porém, os governos destas nações, como o Brasil, reconhecem que, por si só, não têm condições de atender esta demanda. Segundo dados do relatório da GUNI – Global University Network for Innovation (2009), contraditoriamente, os orçamentos governamentais para o ensino superior estão diminuindo constantemente, em uma base per capita. Então, no sentido de garantir o acesso e a permanência dos estudantes, foram criados políticas e programas para esta finalidade. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi investigar qual a política institucional adotada pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, no período de 2011 a 2014, para os cursos de Licenciatura, no sentido de garantir o acesso e a permanência de estudantes. A investigação situa-se no horizonte do paradigma interpretativo em face do entrecruzamento das abordagens quantitativa e qualitativa. Caracteriza-se como um estudo do tipo exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram os acadêmicos que cursavam o 4º ano dos cursos de licenciatura. O instrumento para coleta de dados foi um questionário constituido de questões fechadas e abertas. Para a complementação de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com os respondentes e as respectivas famílias e funcionários do Programa de Apoio ao Estudante da UNIVILLE. Os resultados foram analisados e descritos de acordo com as características inerentes ao tipo de estudo delineado: estatística descritiva e análise de conteúdo, tendo como centralidade a contextualização de sua produção. Os resultados evidenciam que, na trajetória dos estudantes pesquisados, a política institucional referente à expansão da taxa de matrícula, acesso e permanência dos estudantes dos cursos de licenciatura ainda, está distante de concretizar-se em face da ausência de programas específicos de articulação com a Educação Básica, especialmente, no Ensino Médio.

ISSN: 1808-1665