2ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 09/11/2015 à 10/11/2015

A convergêcia entre o projeto pedagógico dos cursos de graduação, as ações didático-pedagógicas desenvolvidas para a formação profissional e as exigências de preparação de estudantes universitários pelas esferas profissionais,

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Projeto pedagógico, mercado de trabalho, graduação

O projeto de pesquisa A convergêcia entre o projeto pedagógico dos cursos de graduação, as ações didático-pedagógicas desenvolvidas para a formação profissional e as exigências de preparação de estudantes universitários pelas esferas profissionais, da UNIVILLE São Bento do Sul tem como objetivos analisar a percepção dos egressos do curso de Administração da UNIVILLE em relação à formação profissional, bem como analisar os projetos pedagógicos – PPC - dos cursos de Administração, Engenharia Mecânica, Educação Física e Direito, identificando os objetivos e as atividades planejadas para o desenvolvimento profissional dos estudantes de graduação. O primeiro eixo da pesquisa envolveu a realização de uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas junto a egressos do curso de Administração. Alguns resultados entre outros apontam que o curso de Administração atende às exigências do mercado de trabalho quanto ao preparo dos estudantes do curso, procurando desenvolver eventos que envolvam os estudantes em situações enfrentadas na vida profissional, tendo sido apontado como fundamental a atuação dos professores em sala de aula, bem como as suas experiências de vida compartilhadas. As atividades extraclasses também se mostraram importantes para a aprendizagem, todavia os egressos apontaram a necessidade de mais cursos de extensão mais específicos relacionados à área. O segundo eixo de pesquisa se deu por meio de pesquisa documental dos PPC dos cursos já mencionados. Os principais resultados indicam que o conteúdo proposto nos cursos satisfaz as exigências e o conhecimento necessário ao profissional, porém a forma de didática, exceto o curso de Educação Física, é em sua maioria teórica o que dificulta a absorção do conhecimento pelo estudante.

ISSN: 1808-1665